11 Abril, 2019 13:06

Professores e alunos participam da 14ª Balada Literária na Uespi de Floriano

Nesta edição, os homenageados são o educador Paulo Freire e o poeta e professor Élio Ferreira.

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

A 14° Balada Literária, no campus Josefina Demes e no Centro Cultural Maria Bonita, em Floriano, teve, nessa quarta-feira (10),  o segundo dia da programação. O evento contou com a presença de alunos e professores dos cursos de Letras, Pedagogia, História, Enfermagem, Geografia, Biologia, Educação Física e estudantes secundaristas.

Nesta edição, os homenageados da Balada Literária são o educador Paulo Freire (PE) e o poeta e professor da Uespi, Élio Ferreira (PI). A temática escolhida para este ano se volta para temas como: “Itinerário Poético: Das Performances de Rua à Afirmação da Negritude” e “A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras”. O evento tem o apoio do corpo docente da Uespi das áreas de Letras, História e Pedagogia, além de atrações convidadas.

Para o professor Robison Pereira, do curso de Pedagogia, a balada realiza atividades importantes para os alunos entenderem sobre cultura e poesia de uma forma dinâmica. “Para nós do campus de Floriano, receber a Balada Literária é de extrema satisfação, tendo em vista que um dos homenageados, o Élio Ferreira, é fruto do nosso campus. Além dos homenageados, convidamos outros profissionais da área de Letras e Cultura de referência em Floriano para apresentações culturais e rodas de conversa de relevância social”, pontua o docente.

A aluna Kássia Tapety, do 4° período de Pedagogia, destaca a proposta do projeto como uma melhor forma de enxergar a Literatura. “Achei que o projeto vem com uma proposta interessante, como o próprio Marcelino Freire diz, ‘celebrar a Literatura sem frescura’, nos diverte, trazendo fundamentação teórica, nos dando oportunidades de conhecer e nos aprofundar nos autores homenageados, importante pra todos da academia. Vejo principalmente pra mim, como futura cientista da educação”, ressalta a estudante.

A Balada Literária ainda será realizada em dois campi da instituição. Confira a programação:

  • Campus Professor Alexandre Alves (Parnaíba): 02/05 (manhã, tarde e noite)
  • Campus Poeta Torquato Neto (Teresina): 13 e 14/08 (manhã e tarde)

Autoria: Priscila Fernandes
Tags: