10 Junho, 2019 13:26

Projeto Parasitose encerra ação preventiva com entrega de exames e kits de higiene

Ao todo, 230 pessoas foram atendidas com a entrega de exames de fezes, hemogramas, colesterol e glicose.

Alunos e professores do curso de biologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, realizaram no último sábado (8) o encerramento do Projeto Parasitoses, no bairro Pedra Mole (Teresina). Ao todo, 230 pessoas foram atendidas com a entrega de exames de fezes, hemogramas, colesterol e glicose, com o objetivo de identificar as principais parasitoses intestinais em crianças.

Além dos exames, a programação contou com palestra para os responsáveis das crianças, doação de materiais de higiene pessoal, bem com atividades lúdicas para o público infantil presente no evento. Um dos beneficiados com a ação, foi o estudante Hyrum José Alencar, de 12 anos. Ele que é aluno da escola Santo Afonso Rodriguez (Socopo) disse que aprendeu na sala de brincadeiras que a Doença de Chagas é transmitido pelo barbeiro, causado pelo parasita Trypanosoma cruzi.

Segundo a professora do curso de Biologia da Uespi e coordenadora do projeto, Simone Mousinho, o evento contou com a parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI), voluntários das áreas de Enfermagem e Farmácia, bem como missionários da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Última Dias. “É de extrema relevância integrar à universidade com à comunidade. Dessa maneira, damos retorno à sociedade dos conhecimentos produzidos nas instituições públicas do estado, bem como promovemos a humanização dos futuros profissionais, através do contato direto com a população”, disse.

Para o estudante do curso de Biologia da Uespi, responsável pelo projeto e pesquisa de extensão, Adriano José Silva, o Parasitose ajuda de forma humana e profissional comunidades carentes de Teresina. “As expectativas foram atingidas. Conseguimos concretizar o objetivo de atender à comunidade através da realização de exames, aplicação de remédios, bem como promovendo a entrega de filtros e kit higiênico de maneira gratuita. Além disso, ensinamos para os participantes formas de prevenção de doenças causados por parasitas,” disse o aluno da Uespi.

Parasitose
Idealizado desde o ano de 2016, o Projeto Parasitose beneficia famílias de diferentes comunidades da capital piauiense. A ação faz parte da disciplina de Parasitologia e surgiu como uma forma de retribuir para sociedade aquilo que os alunos aprendem em sala de aula. Ao todo, mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo projeto.

Autoria: Arnaldo Alves
Tags: