21 Outubro, 2019 14:39

Uespi recebe palestra sobre intercâmbio da Agência oficial do Governo Francês

Uespi recebe pela primeira vez o evento

A agência oficial do governo francês  Campus France, responsável pela promoção dos estudos no país europeu, estará presente na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no dia 30 de outubro. Na oportunidade, será idealizada uma apresentação sobre estudos e intercâmbios naquele país. O evento acontecerá no auditório do Palácio do Pirajá, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, às 9h.

O objetivo da palestra ministrada por Enora Guérineau é incentivar o intercâmbio de estudantes brasileiros para a França. Durante o debate será explicado aos participantes como funciona o ensino superior francês, as oportunidade de candidatura na graduação e pós-graduação, além dos métodos e opções de entradas para concorrer a bolsas de estudos.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Uespi, Orlando Berti, é a primeira vez que a instituição recebe profissionais do Campus France. “Essa é a oportunidade ideal para promover internacionalização ‘dentro de casa’, isto é, trazer profissionais qualificados que possam contribuir para o desenvolvimento dos alunos. A ideia consiste em articular possibilidades de parcerias e cooperações relacionadas a intercâmbios, assim como buscar alternativas para que no futuro seja implementado o curso de Letras- Francês, visto que essa é a uma das línguas mais importantes do mundo”, explicou.

O evento é gratuito e destinado para toda comunidade acadêmica, assim como demais interessados. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.

Intercambista da Uespi na França

Neste ano, a estudante do curso de Medicina da Uespi, Natália Rebeca Alves, de 22 anos, obteve a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre o sistema de saúde Francês, através da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, representada no Brasil pela (IFMSA), que promove o ingresso de futuros médicos em intercâmbios a nível nacional e internacional.

Para ela, a experiência do intercambio serviu para aprimorar seus conhecimentos acerca da língua e cultura francesa, além de incentivar suas áreas de pesquisas no campo clínico. “Foram quatro semanas na cidade de Tour. Minha concepção sobre atuação profissional de medicina mudou bastante. Além disso, tive a prazer de conhecer vários pontos históricos da região”, destaca Natália Rebeca Alves.

Para que novos alunos tenham experiências como a de Rebeca, a Uespi pretende com a realização da palestra do Campus France estreitar laços e promover a disseminação de intercâmbios na Europa.

Autoria: Arnaldo Alves
Tags: