15 Outubro, 2019 16:43

Vice-governadora participa do Dia da Mulher Trabalhadora Rural em União

A abertura do evento teve a presença da vice-governadora Regina Sousa.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural, 15 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de União, a 68 km de Teresina, promoveu uma feira na sede da entidade com a participação de 31 produtoras rurais. A vice-governadora Regina Sousa, o vice-prefeito Lauro Nery, vereadores e representantes da Secretaria da Agricultura Familiar e de entidades sindicais participaram da abertura do evento. 

A vice-governadora Regina Sousa disse que é importante o sindicato promover este tipo de evento. Ela lembra que os trabalhadores fornecem produtos orgânicos, alimentos saudáveis e de qualidade e que isso contribui com a renda das mulheres produtoras. Ela destacou ainda uma pesquisa mostrando que cada pessoa consome sete quilos de agrotóxicos por ano e consumir produtos saudáveis é uma forma de reduzir esse número e aumentar a qualidade de vida da população.

A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), Lucilene Ferreira comentou que é preciso valorizar o trabalho das mulheres. “É uma alegria estarmos no STTR de União prestigiando a 6ª Feira da Mulher Trabalhadora Rural, momento que precisamos valorizar porque é um trabalho organizado pelas mulheres”, declarou.

Laurentino Bezerra, presidente do STTR de União, agradeceu o apoio das entidades, como a Fetag, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que defendem a agricultura familiar e as mulheres agricultoras que, segundo ele, são as responsáveis pela realização da feira que já está na sexta edição e tem como objetivo destacar a importância da mulher trabalhadora rural, suas lutas e conquistas, sendo elas do campo, das águas ou florestas, em todos os cantos do planeta.

Na feira foram ofertados vários produtos oriundos da agricultura familiar como milho, feijão verde, melancia, abóbora, maxixe, quiabo, azeite de coco babaçu, tapioca, macaxeira, cheiro verde, laranja, doces, comidas típicas e produtos artesanais. O STTR de União realiza também a feira da agricultura familiar na sede e nos assentamentos como forma de valorizar o trabalho dos trabalhadores rurais.

Fonte: Ascom Fetag
Autoria: Geneide Santos