14 Junho, 2017 15:39

Governador visitará obras do novo sistema de abastecimento de Pedro II nesta quinta

O sistema conta com adutoras e sub-adutoras com extensão total de 1.150m

O governador Wellington Dias visitará as obras de implementação do novo sistema de abastecimento da cidade de Pedro II, na tarde desta quinta (15). De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, responsável pela execução da obra com recursos do Ministério da Integração Nacional, 95% das obras do sistema, que deve reforçar o abastecimento do município com 150 mil litros de água por hora, estão prontas.

O sistema conta com adutoras e sub-adutoras com extensão total de 1.150m (mil cento e cinquenta metros); instalação de 1.100m (mil e cem metros) de rede elétrica; estação elevatória, com tanque de reunião com capacidade para 150 mil litros e quatro casas de bombas. Além disso, a Secretaria da Defesa Civil fez a restauração da Fonte Pirapora e perfurou poços para compor o sistema.

“Recuperamos a Fonte Pirapora, um reservatório natural que já abasteceu Pedro II durante anos, mas que entrou em desuso com a criação do Açude de Joana. Segundo a avaliação dos nossos técnicos, ela vai dar um reforço da ordem de 30 a 40 mil litros de água por hora no sistema de abastecimento de água da cidade. Perfuramos poços quatro com vazão acima de 100 mil litros à beira do Açude Joana. Outros dois poços foram construídos dentro da estação de tratamento de Pedro II, os dois juntos chegam a uma vazão de 12 mil litros. Também perfuramos poços com boa vazão na localidade Santana, que também integrarão ao sistema,” disse o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado, além de colocar o novo sistema em funcionamento, pretende manter o abastecimento através do Açude Joana para garantir que não falte água no município.

“A ideia da Secretaria de Estado da Defesa Civil, juntamente com a Agespisa, é manter a adutora do Açude Joana funcionando, porque quando o nível daquele reservatório que está com o volume de água muito baixo da média, voltar a subir, os dois sistemas poderão ser usados e darão uma segurança maior ao abastecimento de água no município”, destacou Hélio Isaias.

Autoria: Gonçalo Naza
Tags: