26 Maio, 2017 14:21

Floriano uma cidade famosa por suas festas e espetáculo da Paixão de Cristo

O carnaval de Floriano é considerado um dos mais tradicionais e animados do Piauí

Otávio Almeida
Paixão de Cristo (Otávio Almeida)

A cidade de Floriano é também carinhosamente chamada de a Princesa do Sul e possui um comércio pujante. O rio Parnaíba, que lhe margeia, já foi muito importante nessa vocação comercial que atraiu gente de vários lugares do mundo, especialmente os libaneses e sírios, cuja presença está marcante na cultura e culinária do município. O carnaval de Floriano é considerado um dos mais tradicionais e animados do Piauí. Já na Semana Santa é realizada uma grande montagem do espetáculo da Paixão de Cristo com atores de renome nacional, no segundo maior teatro a céu aberto do país, reunindo milhares de pessoas.

Como Chegar ?

Carro: Saindo de Teresina, pela BR 316 em direção ao sul do estado até a Lagoinha do Piauí para pegar o entroncamento que dá acesso à BR 343. Seguir por esta até Floriano.

Beira Rio

O rio Parnaíba é um personagem importante na história de Floriano: o comércio e crescimento da cidade estão bastante ligados a ele. A região conhecida como Beira Rio abriga um complexo de bares e restaurantes, praça e o Espaço Cultural Maria Bonita, que já foi uma usina elétrica e hoje funciona como teatro e museu. O carnaval do município é também realizado nessa parte do município e atrai milhares de foliões todos os anos.

Religiosidade

A religiosidade da cidade de Floriano tem como um ponto alto a Semana Santa quando é encenada a Paixão de Cristo no Teatro Cidade Cenográfica, a segunda maior do país. São mais de 40 mil m² onde são representados os últimos dias da vida de Jesus Cristo. A apresentação sempre conta com atores locais e conhecidos nacionalmente. Os festejos do Milagroso Santuário de Nossa Senhora da Guia, que ocorrem no bairro que leva o nome da santa e reúnem cerca de 12 mil pessoas. Outro ponto de visitação é a Co-Catedral de São Pedro de Alcântara, localizada no centro da cidade e o Mosteiro das Monjas Concepcionistas, que recebe visitantes mediante agendamento.

Autoria: Redação CCom

Tags: