24 Abril, 2017 15:59

São Raimundo Nonato - o berço do Homem Americano

O município está localizado na região Sul do Piauí e em seu território está o Parque Nacional Serra da Capivara, que é considerado Patrimônio Cultural

Ir à cidade de São Raimundo Nonato é fazer uma grande viagem ao tempo antes da História. O município está localizado na região Sul do Piauí e em seu território está o Parque Nacional Serra da Capivara, que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Os sítios arqueológicos, com suas pinturas rupestres de diversas formas e as formações rochosas singulares, atraem milhares de visitantes todos os anos. O Museu do Homem Americano tem em seu acervo as descobertas das pesquisas realizadas na região sobre os povos pré-históricos.

Como chegar

Avião: A empresa Piquiatuba oferta voos regulares de Teresina até o aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

Carro: A partir de Teresina, seguir pelas BRs 316 e 343 até Floriano, em seguida, ir pela BR 230, PI 140 e BR 324 até São Raimundo Nonato.

Artesanato

O artesanato em cerâmica da comunidade rural Barrinho, do município de Coronel José Dias (PI), vizinho a São Raimundo Nonato, é produzido por pessoas que viviam do que extraiam do Parque Serra da Capivara, como por exemplo ex-caçadores, e que agora têm uma nova opção de renda. 

Alto do Cruzeiro

O mirante possibilita uma visão de toda a cidade de São Raimundo Nonato. O local também é utilizado por pagadores de promessas que sobem a longa escada de joelhos. 

Museu

O Museu do Homem Americano está situado na sede da fundação que leva seu nome (Fumdham) e seu acervo é composto do resultado de pesquisas na região, revelando a vida do homem pré-histórico, animais gigantes, entre outros temas. Há uma parte interativa na qual o visitante se coloca no papel de um arqueólogo. O museu fica fechado às segundas-feiras. Informações: (89) 3582-1700.

Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é composto por um conjunto de quatro serras  – da Capivara, Branca, Talhada e Vermelha – que abriga um grande número de pinturas consideradas as mais antigas do continente americano e diferentes ambientes e paisagens. Localizado na região de Semiárido, possui duas estações bem definidas: uma chuvosa e outra seca. Tem 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, dos quais 183 estão abertos à visitação. Para conhecer o Parque, é preciso estar acompanhado de um condutor de turismo. Aberto de domingo a domingo.

 

Autoria: Redação CCom

Tags: