10 Maio, 2017 16:09

Teresina - primeira capital planejada do Brasil

A capital do Piauí possui também a alcunha de Cidade Verde, por suas áreas de rica flora que deram origem a muitos parques ambientais

Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil. Seu centro histórico com quadras em formato de tabuleiro de xadrez são uma prova disso. Está localizada entre os rios Poti e Parnaíba, na Chapada do Corisco e, por seu posicionamento geográfico, também é um centro para eventos, além de um destino importante para pessoas de outros estados que buscam Saúde e Educação de qualidade. A capital do Piauí possui também a alcunha de Cidade Verde, por suas áreas de rica flora que deram origem a muitos parques ambientais. O artesanato em cerâmica e a arte santeira são sinônimos da identidade ligada ao interior do país e à religiosidade, o que também está marcado em suas maiores manifestações populares: o Corso do Zé Pereira, uma semana antes do carnaval; as passeatas cristãs e o Festival de Folguedos. A culinária teresinense é diversificada e tem como base os pratos à base de mandioca, carne de sol, capote, galinha, carneiro. Para beber, a melhor pedida é uma cajuína cristalina.

Como Chegar?

Avião: O aeroporto Senador Petrônio Portella recebe voos regulares das empresas Gol, Latam e Azul, com voos diretos para São Paulo, Campinas, Brasília, Recife, São Luís e Fortaleza.

Carro:Teresina encontra-se em um grande entroncamento rodoviário, sendo suas principais BRs a 226, 316 e 343.  Do Maranhão, pode-se ter acesso pelas BRs 226 e 316.  Do Ceará, podem ser utilizadas as BRs 222 e 226. De Pernambuco, a BR 316. De Brasília, o trajeto é sair pela BR 020 e seguir pela 135 e 343. 

Ônibus: Diversas empresas fazem linha até Teresina. Elas podem ser consultadas na Rodoviária Lucídio Portela (86 3218-6146).

Complexo da Ponte Estaiada

Inaugurada em 2010, a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França liga a zona Leste ao Centro da capital piauiense. Possui um mirante do qual pode-se ter uma visão em 360º da cidade. Ao seu redor há uma loja de artesanato, bar e parquinho. Costuma abrigar eventos e exposições em seu pátio. O mirante funciona de terça à sexta, das 11h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 18h. (86) 3232-0245.

Parques

Mais de trinta parques estão espalhados pelo território teresinense, dentre os quais se destacam o Potycabana, no bairro Noivos, com vasta estrutura para a prática esportiva e eventos; Parque da Cidadania, no centro, com a maior pista de skate do Nordeste; Parque da Cidade, no bairro Água Mineral; Lagoas do Norte, na região norte; e Zoobotânico, que une zoológico, trilhas e esportes de aventura, no bairro Morros.

Encontro dos Rios e Poti Velho

O bairro Poti Velho foi o primeiro a surgir em Teresina e tem uma forte tradição em artesanato em argila, que pode ser vista claramente em seu polo cerâmico, na avenida Desembargador Flávio Furtado. É no bairro, também, que as águas turvas do rio Parnaíba se encontram com as águas escuras do Poti. Nesta região há um parque ambiental onde pode ser vista a estátua do Cabeça de Cuia, uma lenda local. 

Eventos

Teresina tem eventos para todos os gostos durante o ano inteiro, desde seminários, fóruns e encontros regionais a festas populares. Uma semana antes do Carnaval é realizado o Corso do Zé Pereira, considerado o maior desfile de carros enfeitados do mundo. Na Semana Santa, é tradicional a encenação da Paixão de Cristo do bairro Monte Castelo. Em agosto, é realizado o Festival de Folguedos que reúne grupos de danças e manifestações folclóricas de várias regiões do país. Em data flutuante, também são realizados os eventos cristãos Caminhada da Fraternidade e Marcha para Jesus, reunindo milhares de fiéis.

Centro

O Centro da cidade possui seus quarteirões bem delimitados em formato de tabuleiro de xadrez por ter sido Teresina a primeira capital planejada do país. Entre as inúmeras atrações visitáveis estão a igreja de Nossa Senhora do Amparo, inaugurada em 1852, próximo ao ponto zero da cidade, no ano de seu nascimento, na Praça da Bandeira; Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva; e a Igreja São Benedito, no início da avenida Frei Serafim. Próximo à praça Pedro II é possível encontrar a sede do Governo do Estado, o Palácio de Karnak; o Theatro 4 de Setembro; a Central de Artesanato Mestre Dezinho, onde se encontram lojas de produtos locais. Já, ao redor da praça da Bandeira estão o Museu do Piauí; o secular Mercado Central e o Shopping da Cidade, onde são vendidas mercadorias populares. 

Autoria: Redação CCom

Tags: