12 Setembro, 2019 12:56

Produtores do estado terão acesso via internet a serviços da Adapi

Ação será por meio do Sistema Integrado de Gestão Agropecuária (Sigadapi), lançando nesta quinta (12).

Reprodução
Sistema Integrado de Gestão Agropecuária (Reprodução)

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) lançou, nesta quinta-feira (12), o Sistema Integrado de Gestão Agropecuária (Sigadapi). A ferramenta permitirá o acesso via web a serviços da agência como a defesa animal, no âmbito do controle de doenças e vacinações, emissão de documentos de trânsito animal (GTA e DTA); gerência administrativa e financeira; inspeção de produtos de origem animal; defesa vegetal, com a emissão de documentos de trânsito, cadastro de produtores, propriedades, estabelecimentos comerciais, unidades de consolidação e culturas.

O governador Wellington Dias destacou que o governo vive uma fase de modernização dos sistemas a fim de facilitar a vida da população. “Nós estamos dando aqui mais um passo em mais uma área, esses dias a gente já lançou aqui o sistema eletrônico informatizado do Instituto de Terras e hoje lançamos mais uma ferramenta da Adapi. Então, o objetivo é garantir que todas as áreas do governo, até metade do próximo ano, tenham um moderno sistema que facilite o acesso aos serviços do Estado pela população”, detacou Dias.

O desenvolvimento da ferramenta de modernização e inovação tecnológica para a defesa agropecuária piauiense foi possível graças a um contrato celebrado, ainda em 2018, com a empresa Intelit Processos Inteligentes LTDA, que inclui o desenvolvimento do sistema; fornecimento de licença de uso; implantação e migração de dados; manutenção e suporte técnico, bem como a capacitação e treinamento de usuários.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Genilson Sobrinho, falou de como a ferramenta vai facilitar a vida dos produtores rurais. “Esse sistema que está sendo lançado hoje vai facilitar a vida dos produtores, pois, a partir de agora, eles terão acesso aos nossos serviços via internet sem necessidade de deslocamento até a agência”, explicou o gestor.

O gerente de Defesa Sanitária Animal, Idílio Moura, destacou os serviços que os produtores terão acesso agora via web. “ São cerca de 170 mil produtores rurais beneficiados com esse novo sistema. Agora eles passam a ter acesso aos serviços de defesa agropecuária como ações de controle de doenças, declaração de vacinação contra febre aftosa, brucelose, raiva animal, emissão de documentos de trânsito animal pela internet, isso facilita a vida do produtor e também o trabalho da agência", ressalta Moura.

O Governo do Estado do Piauí objetiva, por meio dessa ferramenta, modernizar e agilizar os serviços de defesa agropecuária e facilitar o acesso aos serviços pelo produtor rural, tornando os produtos mais seguros, competitivos e de qualidade, contribuindo de forma decisiva para o crescimento do PIB piauiense e o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Autoria: Aline Medeiros e Marina Ribeiro

Tags: