08 Junho, 2017 8:39

Equipe da ADH realiza palestra sobre educação sanitária no Jacinta Andrade

Ação atingiu 80 moradores do residencial.

Ascom ADH
Ação do projeto de intervenção "Educação Sanitária" no Jacinta Andrade (Ascom ADH)

As estagiárias Lindalva Moura e Cleomara Lopes, da gerência de Serviço Social da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH-PI), apresentaram, na terça-feira (6), o projeto de intervenção intitulado “Educação Sanitária – A Higiene como Prevenção de Doenças”. A atividade foi realizada na UBS Dr. Fernando Correia Lima, do Residencial Jacinta Andrade, e contou com a participação de 80 moradores.

A apresentação das estagiárias atende ao Projeto Técnico Social no eixo da Educação Sanitária, desenvolvido pela ADH. Durante a atividade, o educador em saúde José Luiz de Araújo ministrou a palestra “A água no nosso dia a dia”. Houve também o sorteio de kits de higiene pessoal e filtros, além da distribuição de frascos com hipoclorito de sódio.

“A educação sanitária é imprescindível para os programas de prevenção e recuperação da saúde. Sempre tive a preocupação e o compromisso da correta higiene pessoal entre meus familiares. Diariamente, passo essa mensagem aos meus filhos e acredito que todos têm a obrigação de nos educarmos nesse quesito”, diz Lindalva Moura.

Cleomara Lopes, estagiária que apresentou o projeto de intervenção com Lindalva, definiu, desta forma, a explanação: “A falta de higiene e saneamento básico, além da poluição, são a causa direta de muitas doenças que acometem pessoas em todo mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 3,5 de pessoas morrem, anualmente, por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água e à falta de redes de esgoto”, explica Lopes.

Segundo a diretora-geral da ADH-PI, Gilvana Gayoso, a tarefa de conscientizar as pessoas pelas corretas práticas da higiene e educação sanitária é uma tarefa que deve ser compartilhada por todos.

“Todos devemos cumprir o que nos compete, devemos fazer nossa parte; eu faço a minha e você a sua, é assim que juntos podemos capacitar ou reforçar atitudes individuais ou coletivas que conduzam à saúde, o que significa preparar as pessoas, em diferentes contextos socioculturais, para serem capazes, de maneira consciente, decidir suas ações para um melhor estado de saúde pessoal, familiar e coletiva”, finaliza Gilvana.

Autoria: Nycholas Nascimento
Tags: