07 Outubro, 2019 18:09

Moradores de conjuntos habitacionais do governo debatem regularização

A diretora geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilvana Gayoso, e a diretora de Regularização Fundiária da ADH, Ana Lúcia Gonçalves, estiveram, no último fim de semana, no município de União, participando de reunião com os moradores dos lotes remanescentes da área do conjunto habitacional Rêgo Filho, onde estavam presentes o vice-prefeito, Lauro Neri e a liderança do município, José Wilson. O encontro aconteceu na capela da comunidade, na Vila da Conquista.

Na ocasião, foi discutido os procedimentos preparatórios para obtenção da escrituração individual que será feita por meio de escritura de doação autorizada por lei ,do ano de 1996. O empreendimento é composto por 183 lotes, 100 casas ( construídas pela antiga Cohab) e 83 beneficiários . 

“Esse trabalho de preparação teve início em maio de 2018 no âmbito do Programa Minha Casa Legal e será concluído sob gestão da ADH no âmbito do Programa Moradia Legal de Regularização e Averbação Habitacional”, explica a diretora de Regularização Fundiária da ADH. O trabalho executado em União, contou ainda com a participação da assessora Leiliane Evangelista Costa, responsável pelo levantamento socioeconômico das famílias.

De acordo com a diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, a Agência está empenhada em cumprir o cronograma de reuniões para discutir a regularização. “No próximo dia 26 de outubro, estaremos nos reunindo com as famílias da Vila São Francisco, área que fica no entorno da Barragem do Bezerro, em José de Freitas”, declara. 

Gilvana Gayoso e Ana Lúcia também estiveram presentes na última sexta-feira (4), em outra reunião com os moradores do Conjunto Habitacional “Tenho Fé” , localizado no bairro Esplanada, em Teresina. A pauta da reunião foi a regularização dos imóveis. Essas unidades habitacionais foram construídas pelo Governo Federal para as famílias que tiveram suas casas alagadas na região da Prainha e Ilhotas.

Para a dona de casa, Vitória Eugênia de Lima Silva, do Conjunto Tenho Fé, o maior sonho dela é receber a escritura de sua casa. "Moro desde 2006 aqui no conjunto Tenho Fé, sempre com a expectativa de receber esse documento. Acredito que agora vai dar certo”, afirma. Outro que está ansioso para receber o título de posse definitiva do imóvel é o senhor Régio da Fonseca Brito. “Ter a escritura, significa ter segurança, é a garantia de que aquele imóvel pertence a você e sua família”, afirma ele.

Social
As assessoras Susana Maria Nunes e Leiliane Costa estão realizando nesta semana, para fins de regularização dos imóveis, o cadastro das famílias da Vila Nova Conquista, localizada ao lado do Conjunto Nova Teresina. "Estamos fazendo um levantamento prévio dos ocupantes, verificando o perfil socioeconômico, conferindo a documentação e se realmente estão morando no local”, explica ela, sobre uma das etapas da regularização.

Autoria: Rita Lúcia