09 Abril, 2018 12:09

Ampliação de rede beneficiará moradores do bairro Sambaíba Velha em Floriano

Estão sendo implantados 180 metros de rede de distribuição em PVC

Agespisa amplia rede de abastecimento em Floriano.

Mais de 20 famílias do bairro Sambaíba Velha, em Floriano, a 247 quilômetros ao sul de Teresina, devem ser beneficiadas com a obra de ampliação das redes de água do sistema de abastecimento da cidade. O investimento é de R$ 6 mil, com recursos próprios da Agespisa.

Ao todo, estão sendo implantados 180 metros de rede de distribuição em PVC, de diâmetro de 60mm, com a instalação das novas ligações domiciliares de água. O serviço de pavimentação poliédrica está previsto. Com as obras, a Agespisa vai levar mais água de qualidade aos moradores do bairro Sambaíba Velha.

Ampliação do sistema de abastecimento 

A cidade de Floriano já havia sido contemplada com importante obra de ampliação do sistema de abastecimento de água, inaugurada pelo governador Wellington Dias em julho do ano passado. O investimento de mais de R$ 6 milhões beneficiou cerca de 70 mil habitantes.

Ao todo, foram implantados 12.400 metros de rede de distribuição em PVC e instaladas 800 novas ligações domiciliares de água. Com as obras, a Agespisa passou a garantir mais água de qualidade aos moradores dos bairros Alto da Cruz, Vila Leão, Planalto Sambaíba, Matadouro, Juá, Riacho Fundo, São Borja, Campo Velho, Tamboril, Morro do Tiro e dos conjuntos Paraíso, Pedro Simplício e Hermes Pacheco.

Além da ampliação da rede, a empresa construiu dois novos reservatórios. Um assente em concreto armado no bairro Morro do Tiro, com capacidade para 1,5 milhão de litros e um elevado também em concreto armado no bairro Alto da Cruz, capaz de armazenar 800 mil litros.

Feita com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Piauí, a obra incluiu a construção de uma estação elevatória de água tratada com capacidade de bombeamento de 120 mil litros por hora e a implantação de duas adutoras, responsáveis por levar a água da Estação de Tratamento aos novos reservatórios. Juntas, as adutoras somam mais de seis mil metros de extensão.

A ETA (Estação de Tratamento de Água) de Floriano também foi ampliada. Com a instalação de novos floculadores, decantadores e filtros, a capacidade de tratamento da estação aumentou de 800.000 para 1.040.000 litros por hora.

Autoria: Rosalina Ferreira
Tags: