03 Abril, 2018 14:31

Jovens do povoado Divinópolis atestam qualidade do projeto Piauí Conectado

Mês de março registrou 189.717 mil conexões nos pontos de internet livre.

Valciãn Calixto
(Valciãn Calixto)

O serviço de internet livre, um dos muitos viabilizados através do Piauí Conectado, projeto do Governo do Piauí desenvolvido por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), alcançou 189.717 mil conexões durante o mês de março. Os pontos de acesso funcionam em espaços públicos tanto em Teresina como no interior.

No povoado Divinópolis, localizado a dez quilômetros do município de União, os jovens frequentam o telecentro (local público dotado de computadores, impressora, conexão e equipamentos afins para uso da comunidade) instalado na sede da associação de moradores e usam a internet para diversas finalidades.

“Desde o começo do projeto a gente utiliza muito aqui, usa muito para pesquisa, para assistir videoaula, conteúdos didáticos que nos ajudam bastante. A gente acha a internet super rápida, ótima e também facilita para quem não tem em casa e quer estudar, a gente sempre chama o pessoal para frequentar esse ambiente”, conta a estudante Michelly Macedo ao lado da amiga Vanessa.

Uma equipe técnica da ATI visitou o local. “Estamos aqui fazendo a manutenção preventiva [dos computadores] do telecentro que atende a comunidade para fazer pesquisa, estudos, com isso estamos fazendo essa manutenção tanto física como a lógica, atualizando os aplicativos que os alunos utilizam, atualizando o antivírus e checando algumas partes principais como a velocidade [da internet] que está chegando perfeitamente do Estado para cá”, conta o técnico Carlos Henrique.

Os piauienses podem acessar a rede Piauí Conectado em mais de 60 pontos como praças, parques e bibliotecas. Os espaços estão espalhados nos municípios de Teresina, União, Curralinhos, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Paes Landim, Canto do Buriti, Piripiri, Guaribas, Guadalupe, São Raimundo Nonato, Luzilândia, Marcos Parente e Cocal dos Alves.

Para ter acesso a população precisa fazer um cadastro fácil preenchendo um formulário com nome, número de contato, email, CPF e a criação de uma senha. O cadastro é feito uma única vez e o login pode ser utilizado em qualquer local onde haja o serviço disponível.

Parceria Público Privada
Os locais com internet livre em funcionamento atualmente são pontos pilotos. O projeto Piauí Conectado, que vai criar uma rede de dados para tráfego seguro e veloz de dados, voz e imagem, interligando as unidades administrativas do estado, vai passar por 96 municípios com a tecnologia de fibra ótica, o que possibilitará a expansão de serviços como os pontos de internet para a população, o ensino à distância nas escolas e universidades do interior, entre outros.

O Piauí Conectado será implementado através da contratação de uma Parceria Público Privada, que conforme licitação realizada pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SeadPrev), teve como vencedora do processo a empresa Global Task. O tramite segue para etapa final e após o início do projeto, o prazo é de 24 meses para sua conclusão. Os demais municípios serão atendidos com tecnologia complementar como satélite e rádio digital.

 

 

Autoria: Valciãn Calixto
Tags: