17 Outubro, 2017 11:15

Culto em ação de graças abre comemorações pelo Dia do Piauí

O Governo prevê seguir cronograma de inaugurações alusivas até o final do ano.

CCom
Governador durante culto em ação de graças (CCom)

O governador Wellington Dias deu início as atividades comemorativas ao Dia do Piauí, nesta segunda-feira (16), com a participação em um culto de ações de graças na Igreja de Deus Missionária, no Centro de Teresina.  As programações alusivas aos 195 anos de independência do Piauí seguem até o dia 19 de outubro, com atividades cívico-militares e também inaugurações de obras.

“Nada melhor do que abrir as comemorações em homenagem ao Piauí com orações a Deus. Agradecendo pelas vitórias que colhemos ao longo dos anos, em especial por tudo que tem acontecido em 2017. E pedindo também para que Deus possa abençoar cada piauiense e também os gestores, independente de partidos ou crenças para que possamos seguir com os ideais de 1923, onde ocorreram tantos enfrentamos em busca da nossa liberdade e emancipação para que esses 252 mil quilômetros de terra pudessem se chamar de Piauí. Para que possamos seguir construindo um Piauí desenvolvido para todos”, disse o chefe do executivo estadual.

Wellington Dias ressalta que apesar da programação oficial ser até o dia 19, a sua recomendação a equipe é que possa até o final do ano, e início de 2018, seguir um cronograma de inaugurações. “Haverá no Congresso Nacional um Dia dedicado ao Piauí nesta terça-feira (17), em Brasília. Ao retornarmos a Teresina vamos seguir uma agenda de ações na área do meio ambiente onde vamos decretar áreas de Unidade de Preservação para proteger o nosso ecossistema. Teremos uma celebração também na Igreja Católica e seguiremos para Parnaíba, onde vamos inaugurar um moderno Centro de Parto Normal e um Centro na área da Segurança. Vamos homenagear em Teresina e Parnaíba, homens e mulheres que se destacaram. Inauguraremos também  o Elevado da Miguel Rosa. A ideia é poder ir a diversos municípios inaugurando obras em diversas áreas, como o abastecimento de água, pontes, ações na área da agricultura familiar. São mais de 800 obras em andamento e concluídas, e quero ter o privilégio de poder entregar ao povo”, disse o gestor.

A secretaria de educação Rejane Dias, disse que as comemorações pelo Dia do Piauí também são ocasiões para enaltecer os bons exemplos. “É um prazer enorme iniciar as celebrações agradecendo e entregando o Piauí a Deus. A fé é importante para prosseguir nesse momento de tantos desafios. Na área da educação aproveitamos também para agradecer as vitórias conseguidas pelos nossos alunos e os exemplos de superação. Mostrar os bons exemplos dos alunos que participaram do Enem-Seduc e hoje estão felizes por cursarem uma faculdade. Os medalhistas das Olimpíadas de Matemática, foram mais de 90 medalhas. Estamos aqui, para agradecer todas essas coisas boas”, destacou.

Mérito Renascença

A cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí reconhece oficialmente a contribuição de dezenas de piauienses para o progresso do estado e condecora os escolhidos por meio de comendas. Em Parnaíba, a cerimônia de homenagem será na quarta-feira, dia 18, às 19h, no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas. No dia 19 é a vez de Teresina ser palco das condecorações, com entrega de honrarias no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, às 18h30.

Autoria: Tamyres Rebeca
Tags: