24 Julho, 2019 13:00

Governador defende integração de investimentos para desenvolvimento do turismo

Wellington participou nesta quarta (24) do Seminário Investe Turismo.

Paulo Barros
Governador participa do Seminário Investe Turismo (Paulo Barros)

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (24), no auditório do Sebrae, do Seminário Investe Turismo. O evento tem como objetivo apresentar as ações e projetos do Programa Investe Turismo, assim como linhas de crédito e mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística. O seminário segue durante todo o dia e na primeira parte contou com a presença do ministro do Turismo, Daniel Nepomuceno.

O evento é realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Sebrae. O Investe Turismo é uma iniciativa de convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil.

O programa está estruturado em quatro linhas: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros. “É um caminho que permite a integração de investimentos dos municípios, Estado, governo federal e setor privado. Isso multiplica a capacidade de investimentos de cada um e é bom para a economia. O programa contará com nosso total apoio e vamos trabalhar juntos olhando para os pequenos negócios, integrados com os médios e grandes, e valorizando aquilo que nós temos de natureza, história e cultura”, destacou o governador.

No Piauí, o Investe Turismo irá beneficiar os municípios de Luís Correia e São Raimundo Nonato. “É um dia de conhecimento, de debate, e principalmente, de acreditar que o turismo é necessário, que vai ser importante na geração de emprego e renda, que vai realmente colocar não só o Piauí, mas o Brasil inteiro em uma rota internacional. Tive a oportunidade de estar aqui representando o nosso ministro Marcelo Álvaro Antônio e conheci a Serra da Capivara nessa terça-feira (23), um patrimônio que emociona e do qual os piauienses devem ter orgulho. Existem muitos patrimônios mundiais, mas não conheço nada igual: pela ciência e pela escola que é”, disse o ministro Daniel Nepomuceno.

Essa é uma oportunidade ainda maior de incentivo ao setor. “Uma ação orquestrada com parceiros estratégicos para o desenvolvimento do nosso turismo. Vamos poder levar um conjunto de informações, capacitações e consultorias para trabalhar a divulgação dos nossos destinos, qualificar esses destinos para receber melhor o turista e estimular os empreendedores para que possam investir e gerar riquezas através do turismo”, pontuou o diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha.

Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros

Tags: