28 Novembro, 2018 12:08

Para Wellington, Alberto Silva foi um grande realizador e inspirou muitos piauienses

Dias participa de homenagem pelo centenário do ex-governador.

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), da sessão solene em alusão ao centenário do ex-senador e ex-governador Alberto Tavares Silva. A solenidade foi uma proposição do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, e teve início com a apresentação de vídeo sobre a história do homenageado.

Segundo Wellington, Alberto Silva teve um importante papel para o Piauí. "Ele foi uma liderança que ficou marcada pelo seu empenho e determinação em prol do estado. Foi um grande realizador, com importantes obras e projetos. Foi ele que me inspirou, assim como a muitos piauienses, a olhar diferente para o Piauí, como uma terra de oportunidades", afirmou Dias. 

Para o deputado Themístocles Filho, é um momento para relembrar o trabalho do ex-governador, que muito contribuiu para o desenvolvimento do Piauí. "Antes de Alberto Silva, o nosso estado possuía apenas 30 km de estradas asfaltadas. No governo dele foi feita a pavimentação das estradas entre Teresina e Luís Correia. Quase todas as belas avenidas de Teresina foram iniciadas por ele, assim como o terminal de petróleo e o Albertão. Foi quem deu o pontapé nas grandes obras do estado, inspirando os chefes executivos posteriores a  continuarem o seu trabalho", destacou o presidente da Alepi.

Na solenidade, houve a entrega da Medalha do Mérito Legislativo para 30 personalidades indicadas pelos parlamentares. Um dos escolhidos foi o deputado federal Júlio César. "Fico honrado por ter sido apontado para receber o prêmio em homenagem aos 100 anos dessa autoridade que é uma das grandes referências da política do Piauí. Homem empreendedor, otimista e que viveu à frente do seu tempo. Nós piauienses somos gratos pelo seu esforço para que o nosso estado pudesse se desenvover", disse o parlamentar.

Durante o evento, a filha de Alberto Silva, Susana Silva, também foi homenageada. "Gostaria de falar sobre Alberto Silva como pai, na família e na intimidade. É difícil traçar um perfil quando se é filha, eleitora e admiradora, pois as ideias se misturam, a saudade aumenta e as memórias embaraçam. Como eleitora, continuo depositando o meu voto, como admiradora, os aplausos que são diários e, como filha, tento seguir o seu exemplo, traçando o meu caminho com dedicação, compromisso e generosidade", pontuou Susana.

Veja a lista de homenageados:

Cintia Lages  
Ibaneis Rocha Barros Júnior
Alfredo Leal Nunes
Francisco de Assis Carvalho e Silva
Warton Santos
Alisson Araújo
Júlio César Lima
Amadeu Campos
Luciano Nunes Santos
Evaldo Pereira de Mauro
Zózimo Tavares
Elivaldo Barbosa
Romildo Nogueira
João Acácio Gomes de Oliveira Neto
 Mão Santa
Valdeci Cavalcanti
Antônio José Medeiros
José Airton Veras Soares 
Luiz Humberto (Sebim)
Francisco das Chagas Ribeiro Magalhães (in memorian)
Homero Castelo Branco
Heráclito Fortes
Jaílson Campelo
Juarez Tapety 
Antônio de Pádua de Deus Andrade 
João Claudino Fernandes 
João Rezende Teles
 Mary Silva 
Jesus Tajra 
Katya D'Angelles
José Rodrigues Alves

Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros
Tags: