22 Dezembro, 2017 9:58

Governador inaugura reforma do Palácio da Cultura em Teresina

A reforma e modernização do Palácio da Cultura recebeu investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão

Paulo Barros
Solenidade de reinauguração do Palácio da Cultura (Paulo Barros)

Em solenidade marcada pela presença do governador do Estado, Wellington Dias, o novo Palácio da Cultura foi entregue à população teresinense na noite dessa quinta-feira (21). Após ampla reforma estrutural, o local, que é atual sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi recuperado onde manteve todos os traços arquitetônicos do século XIX. A obra recebeu investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão.

“Nós acreditamos que, mesmo em tempos de crise econômica, é de fundamental importância a manutenção dos investimentos em cultura e educação. O Palácio da Cultura, aqui em Teresina, bem como o Sobrado Major Selemérico, em Oeiras, e tantas outras casas culturais espalhadas pelo Piauí são patrimônios do estado e, portanto, devem ser preservadas”, destaca Wellington Dias.

Durante a inauguração, além da solenidade oficial de entrega da reforma, todos puderam assistir à apresentação do espetáculo “Conto de Reis”, da quadrilha “Luar do São João”, do Coral da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos e ainda do “Quinteto de Cordas”. Além disso, teve a apresentação teatral “Dádiva” e solo da Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

“Além de proporcionar mais comodidade aos funcionários desta casa, no desenvolvimento dos seus trabalhos, a revitalização que aqui fizemos, transforma este prédio em um ponto turístico da cidade, aberto à visitação. O nosso auditório vai receber espetáculos de teatro, dança e música, além de eventos. Estamos muito felizes em poder fechar o ano com a entrega da sede da Secult, que representa o resgate de parte da identidade do centro de Teresina”, comemora o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.

O novo espaço é comemorado também pelo meio artístico piauiense. “Nós vivemos um momento político especial no país. Por isso mesmo é de fundamental importância a implicação de incentivos significativos para o meio artístico, como ferramenta de resistência”, destaca o artista da Escola Gomes Campos, Giordano Bruno.

O Palácio da Cultura foi o primeiro teatro de Teresina. Uma série de mudanças foram feitas, como a recuperação do forro, telhado, paredes, banheiros e estacionamento, novo piso, pintura e mobiliário e recuperação das instalações elétricas e hidráulicas. As portas e janelas foram recuperadas e ganhou uma plataforma elevatória para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

No andar superior, com novas poltronas, palco, cortina, iluminação e som adequados para eventos e espetáculos, o auditório “Sulica” ganhou capacidade para receber até 100 pessoas. O Palácio também abriga, em todos os seus espaços, inúmeras obras de artistas plásticos piauienses, como Afrânio Castelo Branco e Mestre Dico.

As comemorações pela reforma do Palácio da Cultura continuam nesta sexta-feira (22), a partir das 17 horas, tem um solo de dança com a coreógrafa Beth Battali, além do show de humor “4 em 1”, com Bruno Lima e dois espetáculos “Gota D’água” e “Boneca Dourada”. No sábado (23), a programação será encerrada, também, a partir das 17h, com o Coletivo de Dança e Teatro “Conexão Street” e um espetáculo de Palhaçaria, com Jimmy Charles.

Também estiveram presentes no evento a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a senadora da República, Regina Sousa, o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho, e o empresário João Vicente Claudino, a Ouvidora do Estado, Soraya Castelo Branco, entre outras personalidades piauienses.

 

Autoria: Pablo Cavalcante

Tags: