14 Junho, 2019 12:43

Governador inaugura escritório do Interpi e participa da entrega do novo Fórum de Bom Jesus

Wellington participa de atividades no sul do estado, ao lado de gestores estaduais e prefeitos.

O governador Wellington Dias participou de duas importantes inaugurações, nesta sexta-feira (14), no município de Bom Jesus, cidade a 630km de Teresina. A primeira foi a entrega do novo Fórum da Comarca da cidade e depois a inauguração do escritório do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) no município. Durante todo o dia, o chefe do Executivo piauiense participa de atividades no sul do estado, ao lado de gestores estaduais e prefeitos. 

Com a inauguração do novo Fórum da Comarca de Bom Jesus, será possível ter maior excelência no atendimento ao público, além de melhores condições de trabalho a magistrados e servidores. O fórum está situado no bairro São Pedro e abrigará a Vara Única, a Vara Agrária e o Juizado Especial Cível e Criminal. 

O novo prédio foi construído pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em parceria com o Governo do Estado, que fez a doação do terreno. O espaço recebeu mais de R$ 3,5 milhões em investimentos. “O antigo prédio estava em condições precárias e não atendia as necessidades da população. O novo fórum foi construído numa instalação confortável, moderna e chega como uma importante conquista para o Judiciário do Piauí”, destacou o governador.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, trata-se de um momento histórico. "Para uma cidade do porte de Bom Jesus é importante que ela tivesse uma sede própria. É uma cidade que desponta pelo seu crescimento e desenvolvimento. Estamos satisfeitos por realizar essa instalação tão importante, é uma atenção a mais que a região sul passa a receber a partir de agora", afirmou o magistrado. 

O prédio está instalado em um terreno de 2.212,00 m², com área total construída de 1.099,21 m², incluindo a edificação principal, a casa do gerador e subestação, guarita e a coleta seletiva. O edifício conta também com placas fotovoltaicas.

Escritório do Interpi 

Também foi entregue oficialmente o escritório do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) no município. O local recebeu o nome do procurador autárquico Ronaldo Pereira de Oliveira, que prestou serviços ao órgão desde sua fundação, em 1980. Foram quase quarenta anos de dedicação à regularização fundiária do estado. O escritório foi instalado no prédio do novo Fórum de Bom Jesus, entregue nesta sexta. 

“O escritório vai facilitar muito a vida dos cidadãos que residem em Bom Jesus e nas proximidades, que não precisarão mais se deslocarem a Teresina, sem falar nos processos que estão sendo virtualizados, portanto, os acessos aos autos poderão ser de qualquer computador. O escritório funcionará no mesmo horário do fórum e qualquer pessoa poderá buscar informações, ter acesso aos processos virtuais, protocolar documentos e fazer requerimentos”, garantiu o presidente do Instituto de Terras do Piauí, Chico Lucas. 

O governador comemorou os avanços que a região sul tem conquistado. “Por volta de 2002, o sul queria se separar do estado e, na época, eu, ainda como deputado, dizia que precisávamos primeiro unir para depois discutir se valia a pena dividir. O que aconteceu foi que a população dessa região começou a mudar de ideia quando viu a concretização do trabalho do Executivo, do Judiciário, dos municípios, do governo federal e do setor privado, que realizam ações e obras como esta do fórum, que eleva a autoestima de quem trabalha aqui e de quem precisa dos serviços. Comemoro ainda a integração com o Interpi, que inaugura o escritório com a finalidade de descentralizar a regularização fundiária”, relatou Wellington. 

A escolha de Bom Jesus para início da interiorização do órgão significa maior proximidade com quem precisa dos serviços do instituto. Nele, moradores da região podem iniciar o processo de regularização fundiária, bem como acompanhar de perto seus processos.

Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa
Tags: