19 Junho, 2017 12:38

Governo firma parceria para implantar escola bilíngue português-mandarim no Piauí

A medida possibilitará a ampliação do intercâmbio com a China.

João Allbert
Governador recebe diretora do Instituto Confucius (João Allbert)

O governador Wellington Dias recebeu, nesta segunda-feira (19), no Palácio de Karnak, a visita da diretora chinesa do Instituto Confucius PUC - Rio de Janeiro, Ana Qiao Jianzhen, acompanhada do reitor da UFPI, Arimatéia Dantas. O objetivo do encontro foi firmar parceria para a implantação de uma escola bilíngue português-mandarim, além do Instituto Confucius no Piauí.

A escola bilíngue será fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto de Línguas. “A implantação da língua mandarim permitirá que estreitemos os laços com a China, que é um país amigo e que possui grande responsabilidade em todo o mundo. Poderemos aumentar o intercâmbio cultural, para o comércio, turismo, esporte e diversas outras áreas”, destacou Wellington.

Já, a implantação do Instituto Confucius terá total apoio do Governo do Estado. “É uma entidade que cuida da relação Brasil-Estados Unidos na parte acadêmica. Sua implantação no estado, unido à escola bilíngue, permitirá a abertura de muitas portas do Piauí para a China e vice-versa. A ideia é de que o instituto seja instalado na UFPI”, esclareceu o reitor Arimatéia Dantas.

Para Ana Qiao, o intercâmbio entre China e Brasil possibilita uma grande troca de conhecimentos, principalmente na área educacional. “Já temos uma escola bilíngue no Rio de Janeiro, que funciona há três anos e é um sucesso. O nosso objetivo agora é trazer para o Piauí e potencializar com o instituto, onde serão ofertados cursos, atividades culturais, além de vagas garantidas para intercâmbio de alunos que querem aprender chinês”, pontuou a diretora.

Autoria: Lorenna Costa

Tags: