28 Junho, 2017 12:40

Governo qualificará empreendedores das Câmaras Setoriais

As capacitações serão realizadas por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).

Jorge Bastos
O secretário ainda apresentou ao governador os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Jorge Bastos)

O governador Wellington Dias recebeu, nesta quarta-feira (28), no Palácio de Karnak, o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías. O encontro teve como objetivo discutir uma possível parceria entre a Setre e as Câmaras Setoriais para ofertar qualificação profissional aos empreendedores.

Uma conversa futura com o coordenador das Câmaras Setoriais definirá as demandas necessárias de cada setor para que os caminhões itinerantes da Setre possam ser adequados. “A finalidade é capacitar essas pessoas para que tenham chances de ingressar no mercado de trabalho e aumentar a produtividade daqueles que já trabalham nos setores. Temos que produzir com qualidade para agregar valor, gerar emprego e comercializar bem para gerar divisas para o estado”, pontuou o governador.

A ideia é que as unidades móveis da Setre, que ofertam qualificação profissional por todo o Piauí, cheguem até aos empreendedores. “O caminhão se deslocará para as regiões. Essas capacitações serão realizadas com o foco na atualidade. O modo de tirar leite, por exemplo, foi modernizado e é necessário que os trabalhadores acompanhem as mudanças”, destacou Gessivaldo Isaías.

Geração de empregos

Durante a reunião, o secretário ainda apresentou ao governador Wellington Dias os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números mostram que o Piauí fechou o mês de maio com saldo positivo (0,29), ficando como o primeiro estado do nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, com 6.681 novas contratações formais.

Os resultados mostram que, mesmo em meio à crise econômica que tem assolado vários setores da economia, o estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. Setores como agropecuária (3,00), Extrativa Mineral (2,71), Serviços (0,53), Indústria de Transformação (0,27) e Construção Civil (0,17) apresentaram avanços, o que ajudou nos números positivos do estado. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 113 vagas.

“Aqui conversamos sobre como vamos trabalhar de uma maneira uniforme para manter esses quadros positivos. Faremos isso por meio da qualificação profissional, do empreendedorismo e da economia solidária, que têm sido o foco da secretaria. Existe uma crise em todo o Brasil, mas estamos tentando contorná-la e temos conseguido crescer na área de empregos formais, o que é uma vitória para o estado”, disse Gessivaldo Isaías.

Autoria: Lorenna Costa

Tags: