28 Maio, 2019 10:48

Hospital de Floriano aumentou mais de 77% os atendimentos em um ano

O Tibério Nunes conta com atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, exames, internações e cirurgias.

Arquivo CCom
Hospital Regional Tibério Nunes (Arquivo CCom)

Somente nos primeiros meses de 2019, o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, registrou um aumento de 77,4% no número de atendimentos, quando comparados os dados do mesmo período do ano passado. Entre janeiro a abril deste ano, foram 47.223 atendimentos; em 2018, foram 26.620. Os pacientes vêm de mais de 200 municípios, do Piauí e Maranhão.

Com perfil assistencial predominantemente de urgência e emergência, o Tibério Nunes conta ainda com atendimento ambulatorial, exames, internações, sejam em leitos comuns, seja em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e UTI Neonatal; além de cirurgias. Ao todo, são 198 leitos. 

De acordo com relatório da Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares, o Tibério Nunes é o maior hospital de urgência do Estado. Em 2018, do total de pacientes transferidos no Piauí, 33,53% foram encaminhados para o Tibério Nunes. Foram 6.145 pacientes alocados, quase seis vezes mais o que recebeu o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que teve 1.314 pacientes recebidos, via regulação estadual. Da região centro-sul, o Hospital Justino Luz, em Picos, recebeu 1.171 pacientes, o que representa 6,39%, de todos os pacientes transferidos no Piauí, durante o ano de 2018.

Só no ano de 2019, o hospital realizou cerca de duas mil cirurgias. Ortopedia, neurocirurgia, buco-maxilo, cirurgia geral e vascular tiveram uma demanda de 52,91% dos procedimentos. Outra especialidade, a obstetrícia, teve demanda representativa: foram 689 procedimentos,  cerca de 35,24% das cirurgias do período.

Também nos primeiros cinco meses do ano, o hospital realizou mais de 47 mil exames laboratoriais e de imagem, além de 132 sessões de hemodiálise em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva. Também são atendidos pacientes das alas externas, com urgência dialítica, vindos de municípios de Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, assim como do Maranhão.

Inaugurado em 2017, o Centro de Parto Normal é uma estratégia para o acolhimento e humanização do parto natural. Em 2019, foram 386 partos normais realizados, com suporte multidisciplinar e ainda contando com o acompanhamento de familiares. Com cinco quartos, o centro é um espaço adequado para que a mulher dê a luz com tranquilidade.

Além desse cuidado, o Tibério Nunes melhorou as instalações da Casa da Gestante, que este ano, atendeu 581 mulheres. Com dez leitos, a casa acolhe gestantes ou puérperas, que necessitam de atenção especial, mas sem a necessidade de ficarem internadas. Ou, para que as mamães possam acompanhar seus filhos que estejam internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e que são residentes de outros municípios.

Complexo Hospitalar Tibério Nunes

Uma série de investimentos no Hospital Regional Tibério Nunes transformou a unidade referência em média e alta complexidade no estado do Piauí, sobretudo na região sul. Abertura de leitos, implantação de novos serviços, aquisição de equipamentos e melhoria na infraestrutura tornam o Tibério Nunes o hospital que atrai diariamente uma grande demanda de pacientes.

Novos serviços

- Implantação da neurocirurgia, que praticamente zerou as transferências de pacientes da urgência para o HUT, além de ser um suporte complementar no diagnóstico em outras especialidades médicas;

- Implantação da telemedicina, com suporte em alta complexidade do Hospital Albert Einstein aos pacientes da UTI adulta;

- Implantação da nefrologia, com a realização de hemodiálise aos pacientes da UTI ou aqueles com urgência dialítica;

- Realização de cirurgias por videolaparoscopia, procedimento menos invasivos e rápida recuperação;

- Realização de cirurgias em alta complexidade, na área de ortopedia, especialmente no fêmur e fraturas expostas, antes somente realizadas em Teresina;

- Implantação de cardiologia e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM);

- Implantação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), garantindo mais investimentos para o pronto atendimento.

Ampliação assistencial

- Abertura da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com 10 leitos;

- Abertura da Casa da Gestante;

- Abertura do Centro de Parto Normal;

- Abertura do Posto de Coleta de Leite Humano.

Melhorias no Pronto-Socorro e demais dependências

- Reforma e ampliação do pronto-socorro;

- Ampliação da Sala de Estabilização de dois para cinco leitos;

- Ampliação do centro cirúrgico de duas para cinco salas;

- Reforma e climatização da ala C;

- Informatização dos consultórios médicos, recepção e setor de imagem;

- Disponibilização de ambulâncias, inclusive para o transporte de paciente de alto risco;

- Reforma e climatização da cozinha.

Mais equipamentos

- Aquisição de tomógrafo de 16 canais, o que possibilita também a realização de angiotomografia (Angio-TC);

- Arco cirúrgico e intensificador de imagens;

- Aparelho de videolaparoscopia;

- Aquisição de Radiografia Computadorizada (CR), com envio das imagens direto para os computadores dos consultórios médicos;

- Aquisição de ventiladores, monitores e cardioversores;

- Cama hospitalar tipo fawler, cadeiras e poltronas.

Investimentos futuros

- Implantação da Estação de Tratamento e Casa de Resíduos Sólidos;

- Sala da neurocirurgia;

- Construção nas novas instalações do Tibério Nunes, cujos recursos estão garantidos e o projeto em análise na Caixa.


Tags: