06 Dezembro, 2017 11:17

Margarete entrega medalhas do Mérito Agropecuário na Expoapi

A governadora em exercício participou ainda da inauguração da Casa do Médico Veterinário e Zootecnista.

Francisco Gilásio
Margarete entrega Medalha do Mérito Agropecuário a produtores (Francisco Gilásio)

A governadora em exercício Margarete Coelho prestigiou a 67ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), nessa terça-feira (05), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. Na oportunidade, a chefe do Executivo em exercício fez a entrega de medalhas do Mérito Agropecuário "João Mendes de Olímpio de Melo" a produtores e personalidades que têm feito a diferença no setor, visitou estantes e participou da inauguração da Casa do Médico Veterinário e Zootecnista Augusto Weguelin Fonseca Paranaguá feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí.

Para Margarete, a Expoapi é uma consolidação do trabalho que vem sendo feito a muitas mãos e que valoriza as nossas origens, gerando emprego e renda. “A agropecuária é ligada às nossas origens e permanece até hoje sendo um dos grandes negócios para a nossa economia. O Piauí nasceu em torno da agropecuária, é ela que movimenta 1/3 da nossa economia. Esse evento reconhece a grandeza da agropecuária e das instituições que investem e contribuem com pesquisas. E a cada ano, a Expoaipi está mais bonita, maior e recebendo investidores de outros estados e fazendo muito negócios”, declarou Coelho.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, falou da grandiosidade da feira. “Essa é a maior feira da história, sendo não só uma das maiores feiras do Nordeste, mas do Brasil. Temos aqui a presença de mais de 5 mil animais, um número maior de estados participando, no total de 16, temos 9 leilões, e temos a maior união e parceria entre entidades e o Governo do Estado. A Expoapi mostra a força do quem vem sendo feito. A expectativa é que haja uma movimentação de mais de 12 milhões em negócios”, disse o gestor.

Um dos homenageados, o produtor de gado Nelore Ibanez Rocha Barros Junior agradeceu, em nome de todos os homenageados, a honraria. “Nós que trabalhamos na agropecuária sabemos as dificuldades que passamos, principalmente no Sul do estado, mas temos vencido os desafios, tanto que o Piauí se tornou uma grande fronteira agrícola, mudando para melhor a vida de muita gente. É muito importante que todos voltem os olhos à produção rural e aos benefícios para a população e para a economia”, declarou Ibanez.

Para o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ), deputado João Mádison, a Expoapi cresce a cada ano porque voltou a ter a credibilidade e confiança de todos. “Só no sábado, foi R$1,6 milhão movimentado com os leilões de equinos. Não tem como não agradecer a todos que ajudam a fazer essa feira e que acreditam e ajudam a difundir a pecuária e a bacia leiteira do Piauí, entre eles o governador Wellington Dias, que sempre apoiou o evento”, comentou o produtor.

A Expoapi segue até o dia 10 de dezembro. O evento conta também com shows todos os dias.

Quarta (6)

Marinaldo do Forró

Valdo e Felipe

Sinob

Quinta (7)

Mara Pavanelly

Fafá Santana

Kátia Cilene

Sexta (8)

Toca do Vale

Farra da Gordinha

João Veloso

Sábado (9)

Pegadões do Forró

Iohannes

Francis Lopes

Domingo (10)

Rosa Xote

Minamora

Autoria: Tamyres Rebeca

Tags: