08 Março, 2017 12:45

No Dia da Mulher, Estado apresenta “Selo Atitude Mulher” e “Mulheres Mil”

Jorge Henrique Bastos
Solenidade Alusiva ao “Dia Internacional da Mulher” (Jorge Henrique Bastos)

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Palácio de Karnak recebeu centenas de mulheres em solenidade nesta quarta-feira (08). Na ocasião foram apresentadas novas ações do governo relacionadas a políticas públicas para as mulheres piauienses. Dentre elas o Selo Atitude Mulher, da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI), e o Programa Mulheres Mil, realizado através de parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Justiça, e o Ministério da Educação.

O Selo Atitude Mulher é uma promoção do Governo do Estado, através da CEPM-PI, que tem como objetivo difundir nas empresas privadas piauienses novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional no que toca o enfrentamento às desigualdades de gênero. O selo vai funcionar como um reconhecimento destinado a instituições que tenham realizado ações em prol de relações mais igualitárias entre homens e mulheres no mundo do trabalho.

"Aqui nós lançamos o selo Atitude mulher, cuja finalidade é premiar alguma empresas piauienses que trabalha com a questão da autoestima da mulher, do empoderamento da mulher, dentro da área do trabalho desta empresa. Vamos lançar o selo hoje e no mês de dezembro, que é o mês em que se comemora os Dezesseis Dias de Ativismo, iremos julgar as empresas que merecerão esse prêmio”, explica Aldaci Regina, coordenadora da CEPM-PI.

Na solenidade, a coordenadora ainda adiantou que a programação da CEPM-PI contempla novas visitas de unidades móveis a zonas rurais do Estado. “Temos posses de conselhos em alguns municípios, temos criação de organismos de luta da mulheres em alguns municípios e a gente vai acompanhar todo esse roteiro, toda essa criação”, informou.

Voltado para a profissionalização e reinserção social do grupo de mulheres do sistema prisional, o Programa Mulheres mil consiste na oferta de cursos técnicos e de formação continuada no âmbito do Pronatec para 167 mulheres que se encontram nas penitenciárias do Estado, nos municípios de Teresina, Parnaíba e Picos.

De acordo com a secretária Rejane Dias, o Piauí avança com a execução do Programa Mulheres Mil, principalmente no momento de crise em que se encontra o sistema prisional de muitos Estados. "O sistema prisional brasileiro enfrenta grandes problemas atualmente e para fazer diferente, nós focamos em atividades educacionais, mantemos a população carcerária estudando e agora nos destacamos com a implantação do Programa que garante inclusão produtiva, mobilidade no mercado de trabalho, o pleno exercício da cidadania e a perspectiva de um futuro melhor para essas mulheres", disse a secretária.
 

Reconhecimento nacional

Em São Paulo, a vice-governadora Margarete Coelho não pôde comparecer à solenidade. A gestora representa o Piauí em um prêmio nacional na área de políticas de segurança para as mulheres. O Piauí é referência no cenário nacional devido ao seu pioneirismo com práticas voltadas ao enfrentamento de violência contra a mulher. Em decorrência deste trabalho, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência de Gênero, da Secretaria de Estado da Segurança foi vencedor do Selo FBSP de Práticas Inovadoras 2017, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Tecnologia pública em defesa da mulher

O Governo do Estado do Piauí tem partido na frente ao desenvolver novas ferramentas que conciliam participação social e denúncias. Auxiliando mulheres vítimas de chantagem e assédio, a Secretaria de Segurança Pública disponibiliza a ferramenta “Vazow”. O aplicativo possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele, o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato.

Outro aplicativo, desta vez volta exclusivamente para mulheres, será lançado pelo Governo do Estado nos próximos dias a ferramenta “Salve Maria”. O aplicativo receberá denúncia de dois modos. Para casos de urgência, contará com o Botão do Pânico, que pode ser acionado com um toque em um botão na tela inicial e automaticamente a polícia receberá a denúncia com geolocalização de onde o crime ou agressão física esteja acontecendo. Também receberá denúncias onde a vítima, vizinhos, parentes ou desconhecidos possam denunciar de maneira sigilosa casos de agressão e assédio contra mulheres.

Autoria: Valmir Macêdo
Tags: