19 Outubro, 2019 8:53

Parnaíba comemora Dia do Piauí com atos cívico-militares e celebrações religiosas

O governador Wellington Dias participou de atos cívicos-militares e celebrações religiosas em Parnaíba

Roberta Aline
Parnaíba comemora Dia do Piauí com atos cívico-militares e celebrações religiosas (Roberta Aline)

Seguindo a programação alusiva ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, o governador Wellington Dias participou de atos cívicos-militares e celebrações religiosas em Parnaíba. As comemorações foram realizadas na sexta-feira (18) e sábado (19).

Na noite de sexta-feira foi realizado o Culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica El Shaday, que contou com a participação de autoridades e fiéis. O governador lembrou a luta de Parnaíba pela independência e a importância de agradecer por todos esses grandes momentos. “Parnaíba é parte da história do Brasil pela bravura do seu povo. Há quase 200 anos Parnaíba tomou uma decisão forte e foram à praça pública. No dia 19, os piauienses disseram que não queriam ser colônia portuguesa e lutaram, derramando o seu sangue, para que nos tornássemos independentes. Devemos conhecer a história do Piauí e olhar com orgulho para o nosso passado para ter a firmeza das nossas ações no presente e na construção do futuro. Esse é um momento de agradecer e pedir novas bençãos para o nosso estado”, disse Wellington Dias.

O chefe do executivo estadual falou ainda sobre as conquistas do estado nas últimas duas décadas, dentre elas, o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que saiu de muito baixo para alto. “O Piauí entrou no século XXI como um dos estados mais pobres do Brasil. Lá no início dos anos 2000, nós tínhamos um IDH de 0,4, que significa desenvolvimento muito baixo. Hoje, podemos comemorar um IDH de 0,7, ou seja, alto desenvolvimento. Significa melhoria em educação, saúde, segurança, reduzindo a mortalidade infantil, com alta produtividade, crescimento da economia e renda”, ressaltou.

Após o culto, aconteceu a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, no Teatro Saraiva. Foram agraciados com a medalha personalidades e entidades que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

“Esse é um momento de homenagear os heróis da Parnaíba, homenagear os heróis da nossa independência e, por outro lado, homenagear homens e mulheres que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento de Parnaíba, do Piauí e do Brasil. Isso é importante quando também temos ações para o desenvolvimento da cidade. Estamos trabalhando investimentos importantes, como a conclusão do Porto das Barcas, uma reforma importante na Ponte Simplício Dias, um Centro de Especialidades, ou seja, são investimentos tanto na área social quanto na mobilidade urbana. Estamos juntos de mãos dadas honrando a memória dos nossos heróis do passado”, afirmou Dias.

Um dos homenageados, que foi agraciado com a Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença, Sandoval Araújo, natural de Oeiras e diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel, e também o de diretor da Associação Brasileira das Agências de Regulação, apesar de sua atuação em todo o país, mantém seus compromissos com a região Nordeste e, em especial, com o Piauí.

“As pessoas homenageadas hoje representam o verdadeiro Piauí, são pessoas que, em cada uma das suas especialidades, das suas vidas diárias, se dedicam para o desenvolvimento do estado. Portanto, ser lembrado pelo Governo do Estado para receber uma homenagem como essas, que é a maior homenagem do estado, é motivo de muita honra. Todos que foram agraciados devem levar isso no coração, porque representa o significado maior de ser piauiense”, afirmou Sandoval.

Já Antônio José, também um dos homenageados da noite, é filho de pescador e foi um dos pioneiros na implantação de restaurantes na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. Seu Tutuca, como é conhecido popularmente, iniciou suas atividades na década de 70. São 40 anos de tradição, sempre buscando oferecer serviços de qualidade para os turistas que visitam a nossa paradisíaca praia. “Fico muito agradecido ao governador por me conceder esse título; é uma emoção muito grande”, disse emocionado.

A deputada federal Rejane Dias também esteve presente nas cerimônias. “É uma honra sempre vir à cidade de Parnaíba e agora acompanhando o governador por conta das comemorações do aniversário de independência do Piauí. Participamos de um culto na Igreja El Shaday, com a presença de muitos pastores e irmãos, celebrando e agradecendo ao Deus por tudo que tem feito pelo Estado do Piauí. Temos sempre que ser sempre gratos a Ele. Participamos também do momento de entrega de várias comendas às pessoas que realmente tem feito a diferença aqui na cidade de Parnaíba; pessoas que tenham se dedicado em várias áreas que elas atuam. Então, estamos muito felizes de poder, mais uma vez estar na cidade da Parnaíba”, comentou.

 

Lista dos homenageados em Parnaíba com a medalha Mérito Renascença do Piauí:

Cavaleiro

*                             Antônio José Lopes Veras

Filho de pescador, foi um dos pioneiros na implantação de restaurantes na praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. Seu Tutuca, como é conhecido popularmente, iniciou suas atividades na década de 70. São 40 anos de tradição, sempre buscando oferecer serviços de qualidade para os turistas que visitam a nossa paradisíaca praia.

*                             Francisca Maria da Costa

Empresária, proprietária do Restaurante Caranguejo Express, lugar tradicional, em Parnaíba, por vender uma das mais saborosas tortas da região. O restaurante existe já há 22 anos e recebeu, em 2014, o certificado de excelência do Tripadvisor.

*                             João da Cruz de Aragão

Capitão da Polícia Militar do Piauí. É o comandante da 2ª. Companhia do 15º. Batalhão, na cidade de São Miguel do Tapuio. É Bacharel em Segurança Militar e em Direto, com Especialização em Gestão Pública.

*                             Maria das Graças Rocha Bezerra

Formada em Letras. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade, ajudando no sustento da família. Já na fase adulta, tornou-se professora. Atualmente, aposentada, dedica-se com todo carinho a fazer bombons de café, receita que há 20 anos lhe tornou conhecida não só no Brasil, mas, também, no exterior. Emprega cerca de 6 famílias na produção de suas saborosas balas.

Oficial

*                             Alexandra Caroline Rodrigues Alves

Primeiro tenente da Polícia Militar do Piauí. É formada em Geografia, em Segurança Pública e em Publicidade, Propaganda e Marketing. Foi coordenadora regional do Proerd. Por meio do programa atuou em 10 municípios de toda região litoral norte, promovendo a capacitação direta de mais de onze mil crianças, que se tornaram aptas a dizer não às drogas. Em 2017, participou de implantação do Projeto Pelotão Mirim de Parnaíba. São 19 anos de bons serviços prestado à briosa Polícia Militar do Piauí.

*                             Antônio Alves Cardoso

É funcionário público. Há 31 anos trabalha na Embrapa. É formado em Contabilidade. Na juventude, ingressou nos serviços pastorais da igreja católica. Foi vereador de Parnaíba por três mandatos. Presidiu o Partido dos Trabalhadores de Parnaíba. Continua na militância política.

*                             Carlos Eduardo Ramalho Barros

Médico com formação em Radiologia pelo Instituto Nacional do Câncer. Reside em Parnaíba há 15 anos, prestando serviço na área hospitalar. Empresário, é proprietário da Clínica Diagnóstico. Trabalha como médico, também, no Hospital Dirceu Arcoverde e na Santa Casa de Misericórdia.

*                             Clebe Gonçalves de Sousa

É natural de Paes Landim. Graduado em História com especialização em Educação de Jovens e Adultos e em Implementação de Políticas Públicas. Atualmente, é o diretor de Ensino e Aprendizagem da Secretaria da Educação do Estado.

*                             Dília Sávia de Sousa Falcão

Graduada em Enfermagem, com pós-graduação em Administração Hospitalar e em andamento em Saúde da Família e Comunidade. É gerente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde. Neste momento de homenagem, rende sua gratidão aos avós Bernardo e Maria Savina, já falecidos.

*                             Edivan Batista dos Santos França

Coordenador administrativo da TV Delta Parnaíba. É estudante de Administração. Laboratorista fotográfico de profissão e amante da fotografia. Foi um dos responsáveis pela implantação do projeto de inclusão digital “Casa Brasil”, em Parnaíba.

*                             Flávio Neiva da Costa

Subtenente (músico), transferido para a reserva remunerada em 2010. O maestro Flávio nasceu na cidade de Boa Vista, Roraima. Chegou ao Piauí em 1962. Prestou concurso para ingresso na Banda de Música da Polícia Militar. Foi transferido para Parnaíba para servir na Banda de Música do 2º. Batalhão. Criou a Banda Municipal de Buriti dos Lopes e dedica-se ao trabalho de desenvolvimento da cultura desta região.

*                             Francisco de Sousa

Evangélico desde 1994, foi consagrado ao pastorado e hoje preside a Regional Sudeste de Teresina das Assembleias de Deus Madureira em diversas regiões. É membro do Conselho Nacional de Pastores do Brasil.

*                             Francisco Eduardo Carvalho da Silva

Desde muito cedo, dedicou-se a exercer suas atividades religiosas. Por 18 anos, trabalhou com jovens na Igreja Assembleia de Deus, até que 1997, fundou a Igreja Evangélica El Shaday, atuando como pastor há 23 anos, sendo em 2016 consagrado a apóstolo. Destaca-se, ainda, pelo trabalho com a libertação de jovens envolvidos com drogas.

*                             Francisco Mendes Diniz

Técnico veterinário pelo Instituto Científico de Química do Rio de Janeiro. Preside a Associação de Idosos de Ilha Grande, onde desenvolve grande trabalho social junto àquela população. Foi um dos criadores da Associação das Rendeiras daquela cidade.

*                             Gentil Linhares Araújo

É natural de Araioses, no Maranhão. Ainda na infância, veio residir em Parnaíba. É aposentado pela Polícia Rodoviária Federal. Foi vereador desta cidade por quatro mandatos consecutivos. Chegou a ser presidente da Câmara Municipal. Foi secretário de Transportes e Trânsito de Parnaíba.

*                             Helder José Souza do Nascimento

Advogado. Mestre em Artes, Patrimônio e Museologia. Graduado em Direito, com especialização em Direito Previdenciário. É o atual diretor executivo da Fundação 14 de Agosto – TV Costa Norte, em Parnaíba, sendo também apresentador do Jornal Costa Norte. Foi superintendente municipal de Cultura e o presidente fundador do Conselho Municipal de Cultura de Parnaíba.

*                             Instituto João Silva Filho – representado pelo presidente Herbert de Morais e Silva Júnior. O instituto foi fundado em 2010, pela Família Silva, com o objetivo de dar continuidade ao legado deixado pelo dr. João Silva Filho, médico e ex-prefeito de Parnaíba. Trabalha em várias frentes, tais como: apoio a projetos de tratamento de dependência química, apoio a instituições de amparo à terceira idade, apoio a projetos culturais, de esporte, dentre outros, buscando o desenvolvimento humano.

*                             Ívilla Barbosa Araújo

Bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Tributário e em Direito Civil e Processo Civil. Sócia do Escritório Orlando Martins Pinheiro Advogados. Participou da produção do primeiro Anuário Jurídico do Piauí, produzido pela OAB/PI.

*                             José Lucimar de Lima

Aposentado, trabalhou durante muitos anos no Sesi. Na área de Publicidade, trabalha há mais de 30 anos com som mecânico. Tem um reconhecido trabalho junto à comunidade do Tabuleiro, de onde é um dos apoiadores das regatas de canoas.

*                             Lauro Antônio dos Santos Costa

Graduado em Carcinicultura pela Universidade Estadual do Piauí e em Direito pela Faculdade da FAP, atualmente, cursando o segundo período de Enfermagem. É voluntário nas causas sociais da Casa Samaritana e na Casa de Passagem João XXIII, nesta cidade.

*                             Luiz Francisco do Rêgo Filho

Engenheiro civil. Empresário na área da construção civil, atuando, principalmente, na implantação de rodovias e pontes e na recuperação estrutural, em todo o Piauí. Atualmente, tem atuado, também, na área do Turismo, sendo um dos principais colaboradores na implantação da Trilha das Emoções no litoral piauiense.

*                             Luiz Morais de Sampaio

Natural de Esperantina. É Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Tem pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Pastor evangélico, preside a Igreja Ministério Conquistadores, na cidade de Parnaíba.

*                             Maria Inez Mendes Fortes

Formada em Turismo, com especialização em eventos. Iniciou suas atividades em Cerimonial Público em 1994, compondo a equipe do Cerimonial do Palácio de Karnak. Foi secretária de Esporte, Turismo e Lazer e chefe do Cerimonial do Município de Altos. Desenvolve, também, atividades de cerimonial social e coorporativo. Atualmente, é a coordenadora Regional de Cerimonial e Eventos da Fecomércio/Sesc/Senac.

*                             Raimundo Nonato de Brito

Natural de Cajueiro da Praia, onde exerce o quinto mandato como vereador, sendo o vice-presidente da Câmara Municipal daquela cidade. Foi secretário de Saúde do município.

*                             Ronaldo da Silva Prado

Vereador de Parnaíba, já no seu sétimo mandato. É formado em Administração de Empresas, com habilitação em Marketing. Foi funcionário do Sesc durante 20 anos, ocupando vários cargos de chefia. Foi secretário de Transportes da Prefeitura de Parnaíba.

*                             Thiago Galdino da Silva

Músico profissional, especializado em acordeon. Desenvolve, através da música, um belo trabalho incentivando a cultura de Parnaíba. A sanfona em forma de arte.

Comendador

*                             Antônio Pacífico de Castro Neto

Tenente-coronel da Polícia Militar do Piauí. É o comandante do 2º. Batalhação de Polícia Militar. Já esteve no comando da Companhia Independente de Policiamento Turístico, com sede em Luís Correia.

*                             Francisco de Assis da Cruz Feitosa

Natural de Buriti dos Lopes. Vigário da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou. Iniciou os estudos no Colégio Comercial Caixeral, em Parnaíba. Formou-se em Filosofia e em Teologia no Paraná. É formado em jornalismo. É professor de História e da História Bíblica. Atualmente, é reitor da Formação do curso de Teologia para o Seminário Ortodoxo na America Latina. Mora em Brasília, onde desenvolve uma obra social com distribuição de almentos a famílias carentes.

*                             Ricardo Nunes Sena

Pastor da Primeira Igreja Batista, em Parnaíba. É bacharel em Teologia e em Educação Religiosa, com pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Diretor do Seminário Teológico Batista em Parnaíba. Doutor Honoris Causa em Ensino Teológico pelo Conselho Nacional de Teólogos do Brasil. É o diretor responsável pelo Projeto Social Ágape, cuidando de crianças e seus familiares em estado de vulnerabilidade social.

*                             Sandoval de Araújo Feitosa Neto

É natural de Oeiras. É eletrotécnico, engenheiro eletricista, mestre pela Universidade de Brasília e MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas. Profissional nacionalmente conhecido, exerce o cargo de diretor na Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel, e também o de diretor da Associação Brasileira das Agências de Regulação. Apesar de sua atuação em todo o país, o homenageado mantém seus compromissos com a região nordeste e, em especial, com o Piauí.

*                             Valdemar Rodrigues

Formado em História Natural. Tem Mestrado e Doutorado em Ecologia, pelo Instituto Politécnico Nacional do México. Foi Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí. Com especialidade em estudos dos processos de desertificação, proferiu palestras e cursos no Brasil e no exterior. Tem livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Representou o Brasil nas negociações da ECO 92, bem como, em convenções mundiais de mudanças climáticas. Foi secretário Municipal de Meio Ambiente de Teresina, diretor de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e diretor nacional dos Programas Pnud e FAO.

*                             Viviane Holanda Barros Carvalhedo

Graduada em Letras-Inglês. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora há 19 anos, com experiência em todo o ciclo de educação básica e ensino superior. Foi gestora e professora em escolas da rede privada e filantrópica. Atualmente, é a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica / Canal Educação da Seduc.

Autoria: Lorenna Costa e Marília Andrade

Tags: