12 Outubro, 2019 16:00

Famílias comemoram o Dia das Crianças no Zoobotânico de Teresina

O governador participou da programação especial e anunciou investimentos para revitalização do parque

Roberta Aline
Lançamento do projeto Domingo no Zoobotânico (Roberta Aline)

“Foi o melhor presente que já ganhei”, afirmou João Gabriel, que viveu um Dia das Crianças diferente neste 12 de outubro, no Parque Zoobotânico de Teresina, proporcionado pelo Governo do Estado, com uma programação especial neste sábado. O governador Wellington Dias também levou a família, fez o lançamento do projeto Domingo no Zoobotânico e anunciou investimentos para a revitalização do parque.

Logo no início da manhã, personagens infantis recepcionaram os milhares de visitantes na entrada do maior parque urbano do nordeste. Durante toda manhã, as famílias participaram de uma série de atividades lúdicas e ecológicas, apresentações teatrais e musicais.

O Dia das Crianças no Zoobotânico é uma realização da IEL e conta com o patrocínio da Coordenadoria de Comunicação do Piauí (CCom), Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), e tem como intuito estimular as famílias a visitarem o parque.

“Estamos reativando uma série de atividades aqui no parque. Esse dia é especial, com atividades em todas as áreas do parque, mas ao longo do mês de outubro, todos os domingos o parque conta com atividades para as crianças, não se resume só a hoje. Então, aqui estamos tendo atividades esportivas, artísticas, culturais e educativas. Sabemos que o parque já é muito visitado aos fins de semana e hoje não queríamos deixar passar em branco e realizamos essa programação especial, no qual vários órgãos do governo estão envolvidos, concentrados em realizar um bom evento para as famílias e para as crianças, com o objetivo de se divertirem e aprenderem sobre o meio ambiente”, ressaltou Allisson Bacelar, coordenador de Comunicação do Estado.

Dia das Crianças no Parque Zoobotânico (Roberta Aline)

Dentre as atividades, pais e filhos participaram do circuito kids de regularidade, no qual receberam um kit e puderam caminhar pelo parque com um guia, fazendo paradas em locais estratégicos. Larissa Ferreira, que mora no bairro Vale do Gavião, levou os três filhos para se divertir e aproveitar o Dia das Crianças. “Todos os anos trago meus filhos para se divertir e a programação melhora a cada ano. Eles gostam muito e aproveitam bastante”, disse a visitante.

A programação contou ainda com atividades esportivas promovidas pela Fundespi, como tênis de mesa e roda de capoeira, com o Grupo Raízes do Brasil. “Estamos fazendo um evento para tirar as famílias da rotina, trazer para fazer o circuito kids, participarem com os filhos em uma data tão importante para elas. Então, trouxemos atividades hoje para envolver a criançada e abrilhantar mais ainda esse evento neste dia”, destacou o Júnior Macêdo, diretor de Desporto da Fundespi.

Dia das Crianças no Parque Zoobotânico (Roberta Aline)

E quem aproveitou de tudo foi o João Gabriel, que foi com a mãe, Fátima Alves, pela primeira vez ao Zoobotânico no Dia das Crianças. “Trouxe ele este ano para mostrar o parque com mais detalhe, aproveitar a programação do dia e passear ao ar livre, fazer um passeio diferente. Proporcionar esses momentos a ele é melhor do que só dar um presente; mostrar a natureza, além de ensinar a respeitar os animais”, disse Fátima.

Um palco foi montado para apresentações artísticas e musicais como a História dos 3 Rs (reutilizar, reciclar, reaproveitar), zumbinha kids com personagens infantis, apresentação musical do Grupo Vagão e da peça "O grande Circo Abracadabra".

Dia das Crianças no Parque Zoobotânico (Roberta Aline)

“Hoje, é o ponto alto da programação que nós organizamos durante todo o mês para as crianças. Então, teve domingo passado, hoje, vai ter amanhã e todos os domingos outubro, com muitas brincadeiras, teatro, música, dança, competições, trilha com nossos técnicos da Semar explicando sobre os animais e árvores. O nosso objetivo é, antes de tudo, fortalecer os laços da comunidade, especialmente das crianças, com o nosso Zoobotânico, que é uma pérola que nós temos, o maior zoobotânico em área urbana do nordeste, com 109 hectares. Então, precisamos ter uma relação mais próxima, mais afetiva e mais generosa com ele. Portanto, esse mês de outubro é o pontapé de um trabalho de revitalização do parque que estamos fazendo”, afirmou Sádia Castro, secretária da Semar.

Investimentos

O governador anunciou um conjunto de investimentos para o Parque Zoobotânico de Teresina. “Esse é um espaço público para a família piauiense, uma oportunidade de contato com a natureza e de despertar uma consciência ambiental nas crianças. No mês de novembro devemos ter a finalização de um processo para que façamos uma modelagem com investimentos no parque. Vamos ter um conjunto de investimentos importantes que vai permitir, para o ano de 2021, as condições de ter mais alternativas de lazer”, disse Wellington.

Governador participa do Dia das Crianças no Parque Zoobotânico (Roberta Aline)

A revitalização do parque Zoobotânico é uma das prioridades do Governo do Estado e da Semar. Atualmente, uma empresa de engenharia está fazendo o levantamento de toda a situação das vias de acesso e da estrutura física do parque, para que ele seja renovada.

Veja mais fotos do evento:

Dia das Crianças no Parque Zoobotânico 1

Dia das Crianças no Parque Zoobotânico 2

Autoria: Marília Andrade

Tags: