08 Maio, 2017 12:21

Estado lança sistema de monitoramento para estabelecimentos de saúde

A medida visa evitar registros de assaltos e ocorrências de violência

João Allbert
Lançamento do Sistema de Monitoramento Contínuo para os estabelecimentos de saúde (João Allbert)

O governador Wellington Dias lançou, nesta segunda-feira (08), no Palácio de Karnak, o Sistema de Monitoramento Contínuo para os estabelecimentos de saúde. O projeto é executado por meio do Governo do Estado, em parceria com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) e a Câmara Setorial do Polo de Saúde.

A medida visa evitar registros de assaltos e ocorrências de violência, que têm ocorrido nesses locais. “É um sistema eficiente para prevenção e combate às ações criminosas. Com ele, teremos melhores condições de atuação, com comunicação e rapidez. Começamos com o setor de saúde, também estamos presentes na rede bancária, e a meta é expandir para outras áreas, não só na capital, mas pelo interior”, atentou o governador.

Segundo o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo, mais de 60 unidades de saúde já procuraram pelo serviço. “Algumas empresas estão na fase de análise, em outras o sistema está sendo implantando e há aquelas nas quais as câmeras já estão em funcionamento. Todas contarão com esse canal direto de acionamento junto à Polícia Militar do Piauí”, pontuou Campelo.

O sistema é monitorado via satélite e conta com o Botão Pânico, que ao ser acionado, iniciará o monitoramento, abrindo as câmeras do estabelecimento que estão conectadas à central 24h, que visualizará as imagens e conectará a PM. “Uma vez apertado o botão, a polícia saberá de imediato em que local está acontecendo o problema e em minutos chegará”, ressaltou o secretário da Segurança, Fábio Abreu.

Há ainda o sensor arrombamento, que envia imagens para a central quando o estabelecimento é violado, sendo possível a verificação da presença de algo estranho nos ambientes, além da senha coação, que ao ser digitada no teclado emite um sinal indicando que o sistema pode estar sendo desativado de forma coagida por alguém que seja suspeito.

Autoria: Lorenna Costa

Tags: