14 Setembro, 2017 12:15

Margarete recebe reivindicações de instituições internacionais e comunidades dos Cerrados

A vice-governadora recebeu as demandas e garantiu que o Estado analisará as proposições e providenciará os encaminhamentos.

Francisco Gilásio
Margarete recebe representantes de comunidades dos Cerrados (Francisco Gilásio)

A vice-governadora Margarete Coelho recebeu, nessa quarta-feira (13), no Palácio de Karnak, representantes da Comissão Pastoral da Terra, comunidades residentes nos Cerrados e de instituições internacionais para a entrega de um relatório desenvolvido com base nas demandas das comunidades daquela região.

O documento elenca uma série de reivindicações, que vão desde uma maior presença do efetivo policial e de suporte agrícola, passando por questões ambientais e de regularização fundiária. “Viemos trazer para a vice-governadora o que vem acontecendo lá, muito além dos números oficiais”, explica o representante da Comissão Pastoral da Terra, Altamiram Ribeiro.

A vice-governadora garantiu que o Estado irá analisar as proposições e providenciará os encaminhamentos, com objetivo de garantir os direitos e a qualidade de vida das famílias ali residentes. “Algumas situações trazidas aqui nós já temos conhecimento e há algumas ações no sentindo de sanar esses problemas. Os demais são organismos internacionais extremamente representativos, respeitados e o Estado recebe o estudo realizado por eles com muita atenção e observando todos os pontos para encaminharmos as demandas”, comenta Margarete.

“No que cabe à Secretaria do Desenvolvimento Rural, vamos analisar o documento, mas já tendo a perspectiva de fortalecer a agricultura familiar na intensificação do processo produtivo, aumentar a fiscalização na utilização de agrotóxicos, monitorando todo o processo produtivo na região e corrigir o que estiver afetando negativamente as famílias da região”, esclarece o secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.

Além da vice-governadora, Margarete Coelho, e do secretário da SDR, Francisco Limma, representaram o Governo do Piauí, durante o encontro, o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu; o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí, Herbert Buenos Aires; e o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.

Autoria: Pablo Cavalcante

Tags: