04 Julho, 2019 14:11

Wellington Dias discute plano de ações da Seid para 2019

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quinta-feira (4), no Palácio de Karnak, com o secretário de Inclusão para a Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo. Na ocasião, o gestor da Seid apresentou o balanço de ações do ano de 2018 e as obras e projetos previstos para este ano.

“Recebemos a liberação do Ministério da Saúde de R$ 2 milhões para o CER II de São João do Piauí. Vamos dar continuidade a essa obra que deve ser concluída até o final do ano. Tratamos também da liberação de recursos para a conclusão do CER IV de Parnaíba, algo em torno de R$ 700 mil, além de um projeto de qualificação profissional, que será realizado em parceria com a Secretaria de Assistência e Cidadania, para a inclusão do maior número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, disse o secretário Mauro Eduardo.

Segundo Wellington Dias, a Seid realiza um trabalho indispensável para a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs), que sempre foi uma prioridade das suas gestões. “A secretaria desenvolve uma estratégia que visa garantir o pleno exercício dos direitos das PCDs por meio de uma efetiva inclusão social, através de um conjunto específico de prioridades e políticas de intervenção, sensibilização e mobilização. Temos conseguido avançar muito nas ações e obter resultados cada vez melhores”, pontuou o governador.  

Em 2018, muitas ações foram realizadas, tais como os Fóruns Regionais de Políticas Públicas para PCDs; a expedição de 3.084 carteiras do Passe Livre Intermunicipal e 1.050 novas carteiras do Passe Livre Cultura; o atendimento 332 pacientes por meio do Serviço de Referência Odontológica à Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo; a entrega de veículos adaptados do tipo van para a associações; o programa Passo à Frente, que beneficiou mais de 7.585 pessoas, além de 700 atendimentos pelo projeto Piauí Praia Acessível.

Até o final de 2019, a secretaria pretende ampliar os projetos já existentes e executar novos programas e ações. Dentre eles, o Dia Estadual da Pessoa Com Deficiência; XIV Caminhada da Acessibilidade; fortalecimento do Conede e Comudes; projeto Cidade Inclusiva; reforma do Centro de Fisioterapia de Monsenhor Gil; capacitação em esporte paraolímpico; seminário de capacitação regionalizada; projeto Praia Acessível; além do apoio às entidades para o fortalecimento de ações.

Autoria: Lorenna Costa

Tags: