01 Dezembro, 2017 12:10

Wellington inaugura reforma do Centro de Estimulação Sensorial

Todos os centros especializados no atendimento às pessoas com deficiência estão passando por reformas e ampliações.

Francisco Leal
Inauguração da reforma do Centro de Estimulação Sensorial (Francisco Leal)

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (1º), a reforma do Centro de Estimulação Sensorial para crianças com deficiência auditiva e visual (CES) Mauro César Evaristo. A inauguração marca o início das atividades do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro.

O CES recebeu reforço na segurança com a implantação de novas grades, além da construção do jardim sensorial, quadra de esportes, manutenção hidráulica, elétrica, piscina, limpeza, pintura e colocação de novo piso, e ainda adequação do centro para acessibilidade (calçadas e dependências).

O valor total da reforma foi de R$ 237.240.81, provenientes do Tesouro Estadual. "Nossa prioridade é cuidar, dar apoio, preparar e prestar serviços que faltavam para as pessoas que mais precisam, que é o caso das pessoas com deficiência. Comemoro por poder entregar uma estrutura moderna, bem equipada e com profissionais qualificados. O objetivo é trabalhar para ter atendimento de qualidade por todo o Piauí", destacou Wellington Dias.

Mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o CES faz atendimento educacional especializado (AEE) e terapêutico de crianças surdas e cegas que possuem entre dois e seis anos de idade. Além do atendimento educacional especializado (AEE), as crianças do centro são acompanhadas por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicomotricista e têm aula de natação e libras.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, o objetivo da reforma é melhor atender as 39 crianças que frequentam o CES. "Aqui, os pais contam com um atendimento psicológico e toda a parte de estimulação e alfabetização das crianças é trabalhado. Além desse, todos os centros especializados no atendimento às pessoas com deficiência estão passando por reformas e ampliações. Do ponto de vista educacional especializado, será um grande ganho para esse público", pontuou a gestora.

A reforma do CES foi aprovada por funcionários e pais das crianças atendidas. É o que afirma Leidiane Nascimento, mãe da Lívia Manuele, que frequenta o centro há um ano. "Minha filha possui microcefalia. Ela faz fono e estimulação visual aqui e precisa de um atendimento adequado. Hoje o CES está bem estruturado, com os equipamentos necessários e funcionários capacitados. Foi uma ótima iniciativa", disse Leidiane.

Autoria: Lorenna Costa

Tags: