02 Março, 2017 14:00

Wellington trata de melhorias na piscicultura com Câmara Setorial

Francisco Leal
Câmara setorial de Piscicultura (Francisco Leal)

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quinta-feira (2), com os representantes da Câmara Setorial de Piscicultura para ouvir as propostas, que têm como foco a melhoria nas condições de produção de pescado. Também participaram do encontro os gestores da Sefaz, Semar, SDR, Seminper, Emater, Adapi, ATI, Uespi, UFPI, IFPI, Eletrobras, BNB, BB, Caixa Econômica, Faepi/Senar e Sebrae.

Entre as principais sugestões apresentadas, estão a facilitação na solicitação da licença ambiental e outorga de água, a implantação de projetos de energia renovável e do Plano Estadual de Desenvolvimento da Piscicultura, a melhoria na assistência técnica para atender aos produtores do Plano de Piscicultura do Território Entre Rios, a intensificação da fiscalização do pescado nas barreiras do estado e a concessão de isenção do ICMS sobre os componentes da ração de peixe.

A profissionalização dos produtores foi outra pauta acrescentada pelo governador. “Há a necessidade de se investir na comercialização do peixe dentro do estado e o aumento da qualificação profissional garantirá essa condição. Vamos ofertar a capacitação por meio de parcerias, mas o produtor também precisa fazer a sua parte”, ressaltou Wellington Dias.

Para o piscicultor Mauro Sérgio, que trabalha em uma cooperativa do Vale do Parnaíba, a maior dificuldade é o incentivo e o custo da ração dos peixes. “O incentivo ao setor é o carro-chefe das reivindicações, uma vez que, com ele, podemos solucionar boa parte dos problemas. Já o valor da ração está muito acima do que é cobrado pelo peixe, o que todos consideram um grande problema”, destacou o produtor.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Piscicultura, João Pinheiro, o encontro para a discussão de reivindicações dos produtores é um fato inédito. “É o primeiro governo que abriu as portas do palácio para nos ouvir, o que tem permitido o desenvolvimento do setor. Avançamos muito, mas ainda existem alguns gargalos que precisam ser melhorados. Aqui vimos um interesse da parte do governo para solucionar as questões, principalmente com relação ao licenciamento ambiental, que é um ponto importante”, disse João Pinheiro.

Eventos de incentivo à Piscicultura
Com o objetivo de potencializar a atividade piscicultora e apresentar o seu impacto positivo na economia, eventos de grande porte são promovidos pelo estado em parceria com a Câmara de Piscicultura. Neste ano, serão realizados o Festival do Peixe, nos municípios de Esperantina e Piripiri, além do II Seminário Estadual de Piscicultura, em Teresina.

Piauí é o 4º maior produtor do Nordeste
Atualmente, o estado conta com cerca de 3 mil piscicultores e produz cerca de 15 mil toneladas de peixe por ano, o que coloca o Piauí como o 4º maior produtor de pescados do Nordeste. A estimativa é que com os projetos que estão sendo implantados na barragem de Boa Esperança, que produz 7,2 toneladas/ano, o estado avance no ranking, chegando à terceira colocação.

Autoria: Lorenna Costa
Tags: