31 Outubro, 2017 8:24

Wellington trata de políticas e ações para a juventude piauiense

Dias recebeu representantes do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Juventude.

Jorge Bastos
Wellington recebe representantes do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Juventude (Jorge Bastos)

O governador Wellington Dias recebeu, nessa segunda-feira (30), no Palácio de Karnak, membros do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Juventude. O evento, sediado em Teresina, com 35 cidades representadas, discute políticas e ações voltadas para esse público nos municípios piauienses.

Os gestores apresentaram ao governador pedidos de parceria nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, segurança, reinserção social, entre outras. Dias sinalizou positivamente e lançou dois desafios. “O primeiro é de se organizarem em rede. O segundo desafio é de apresentar, cada município, um projeto até o começo de dezembro, para vencermos a burocracia este ano e no início de 2018 poder implementar”, desafiou o governador.

Uma proposta de parceria ficou previamente autorizada na área de educação. A rede estadual, a maior do ensino médio no Piauí, disponibiliza dois programas que contemplam especialmente o público jovem: o Pré-Enem Seduc (preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio) e o Médio-Tec (modalidade que agrega os ensinos médio e técnico).

“É importante essa parceria para que possamos, com a rede da junventude, trabalhar o tema da educação”, ressaltou Ellen Gera, superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Governo do Piauí conta com uma estrutura específica para cuidar dos temas ligados à juventude. A Coordenadoria da Juventude tem, entre outras missões, a de articular o desenvolvimento de ações junto ao Poder Executivo. Um dos focos da coordenadoria, no momento, é a divulgação do Identidade Jovem, ou ID Jovem, um programa federal voltado a pessoas de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, que oferece desconto em cinema e apresentações artísticas, esportivas e culturais; isenção de taxas de carteira estudantil e concurso público; além de gratuidade no transporte interestadual. No Piauí, 7 mil jovens já emitiram a identidade.

“Estando nessa faixa etária, precisa estar cadastrado no Cadúnico, do governo federal, ter o Número de Identificação Social (NIS), baixar um aplicativo que está em todas as lojas virtuais ou no site da Caixa Econômica, cadastra, emite o cartão virtual que já vem com o QR Code, pelo meio do qual é feita a leitura para se constatar que aquele jovem tem direito”, explicou o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

Autoria: Redação CCom

Tags: