08 Agosto, 2017 13:48

Wellington trata sobre Programa Ativo Verde com gestores estaduais

O programa visa estimular a expansão da base econômica em consonância com a dinâmica da economia verde.

O governador Wellington Dias reuniu-se, no fim do mês de julho (28), no Palácio de Karnak, com os gestores do órgãos Sefaz, Sedet, Seplan, Semar, CGE, PGE e Interpi. O objetivo do encontro foi discutir o programa Ativo Verde, cujo projeto de lei já foi aprovado na Assembléia Legislativa. 

A finalidade da proposta é proteger o meio ambiente ao instituir benefícios e concessões de crédito àqueles que exercem suas atividades preocupando-se com a conservação, preservação e recuperação ambiental.  O programa visa estimular a expansão da base econômica em consonância com a dinâmica da economia verde, expressa em baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos naturais e busca pela inclusão social.

O Ativo Verde permitirá que o estado angarie recursos a partir das suas áreas de preservação. “A proposta é criar mecanismos através de uma nova lei, que segue os moldes da que está sendo criada em Goiás, que permite que o Piauí garanta a preservação da área nativa e se beneficie financeiramente”, explicou o governador.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, há a necessidade de preservação do meio ambiente e monetização das áreas preservadas. "No futuro valerá mais você preservar uma floresta do que produzir em cima dela. Os estados e países poderão certificar as áreas preservadas e poder valorar o hectare de cada uma paraque na hora do licenciamento os produtores possam compensar os títulos, que virão para o mercado e circularão na economia", destacou.

Ainda de acordo com o gestor, essa é uma experiência já realizada por certificadoras ao redor do mundo. "É uma forma de criar uma riqueza monetária de uma área ambiental. Ao mesmo tempo que você preserva, você lucra. O mundo todo está voltado para essa questão, que é uma exigência nacional", finalizou Ziza.

Autoria: Lorenna Costa
Tags: