16 Outubro, 2017 12:33

Semana de Combate ao AVC é lançada no Ceir

Programação vai contemplar a capital e municípios do interior

Ascom Ceir
Semana de Combate ao AVC é lançada no Ceir (Ascom Ceir)

Foi lançada nesta segunda-feira (16) a sétima edição da Semana de Combate ao AVC no Piauí, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A campanha conta com atividades de prevenção até o dia 21 deste mês, em Teresina, e nos municípios de Madeiro e Luzilândia.

Janiele Sousa, de 27 anos, é de Novo Santo Antônio e veio acompanhar a tia, Altair Sousa, de 69 anos, em um exame. As duas aproveitaram um estande instalado no Ceir para conferir se a saúde está em dia. “Está tudo bem”, comenta dona Altair, após aferir a pressão, medir a altura, o peso e a circunferência da cintura e receber orientações de como prevenir um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“No mundo, são 17 milhões de AVC por ano. A mensagem que deixamos hoje é que o AVC tem prevenção. Eu posso, você pode, nós podemos”, destaca o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social que administra o Ceir. “Mas o AVC também tem tratamento. A vida não acaba, ela muda de caminho e se torna um recomeço”, acrescenta.

Esse recomeço está sendo vivido por Francisco das Chagas pela terceira vez. Após sofrer o terceiro AVC (o último há três anos) ele está se recuperando em tratamento no Ceir e é um dos 10 pacientes que estão na exposição de fotos Vidas com AVC, na entrada do Centro.

Além da exposição Vidas com AVC, com registros e histórias de pacientes em reabilitação, a Semana de Combate ao AVC no Piauí conta com uma programação de palestras e com um passeio ciclístico. O I Bike pela Vida será realizado no dia 19, com largada às 18h no Ceir e chegada às 19h na Potycabana, onde será realizada uma aula de zumba até às 20h. A participação é livre para qualquer interessado.

A Semana de Combate ao AVC é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), realizada no Piauí pela Associação Reabilitar, entidade social que administra o Centro Integrado de Reabilitação e coordena o Projeto Pense Bem AVC. A ação será encerrada com III Simpósio Piauiense de Doenças Cerebrovasculares – AVC em foco, nos dias 20 e 21, no auditório do Ceir.

Autoria: Cláudia Alves

Tags: