27 Novembro, 2018 11:12

Datacepro será disponibilizado de forma online ainda este ano

Técnicos apresentarão o sistema nesta quarta-feira (28).

O banco de dados da Fundação Cepro, Datacepro, estará online até o fim de 2018. Nesta quarta-feira (28), técnicos e gestores das secretarias de Estado se reunirão no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), às 8h30, onde a equipe de desenvolvimento apresentará o sistema, com a participação de Erivelton Pires Guedes, técnico de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Datacepro reunirá informações do Piauí numa única plataforma digital, com o objetivo de divulgar dados sobre o Estado, relacionados aos aspectos socioeconômicos, demográficos, culturais, dentre outros. Isso possibilitará a elaboração de quadros e tabelas, montagem de indicadores, armazenamento ordenado por setores da economia e áreas de interesse da Fundação Cepro e dos usuários em geral.

O sistema foi elaborado pela Fundação Cepro, em parceria com a Agência de Tecnologia e Informação do Estado do Piauí (ATI) e consultoria do Ipea, que cedeu um sistema já desenvolvido que foi modificado e adequado para se transformar no Datacepro. “A nossa equipe compartilhou o código fonte do “Atlas da Violência” com a Fundação Cepro e ajudou a personalizar e desenvolver o banco de dados, além de repassar informações tecnológicas de como colocar o sistema no ar”, ressaltou Erivelton Guedes.

Encontros presenciais e virtuais dos técnicos envolvidos no desenvolvimento do sistema ao longo dos últimos dois anos resultaram no aprimoramento e direcionamento do sistema às necessidades do Piauí. “O sistema possibilitará uma análise, um diagnóstico de diversos aspectos do estado por meio de números e dados coletados em vários outros bancos de dados e direcionados em um único local para melhor acesso de pesquisadores e gestores, que estudam o desenvolvimento do Piauí”, explicou Elias Barbosa, diretor de Estatística e Informação da Fundação Cepro.

Autoria: Cristiana Nunes
Tags: