21 Setembro, 2017 10:36

Aspectos contratuais na administração pública são abordados em minicurso

Ação integra o Seminário de Formação de Controladores Sociais promovido pelo TCE.

Ascom CGE
Minicurso sobre os “Aspectos Contratuais na Administração Pública” (Ascom CGE)

A 34ª edição do Seminário de Formação de Controladores Sociais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) continua até a sexta-feira (22), com minicursos e palestras. A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) é parceira do evento e participou, nessa quarta-feira (20), com a realização do minicurso sobre os “Aspectos Contratuais na Administração Pública”.

O auditor governamental da CGE Kilmer Távora abordou as principais características dos contratos, exigências e privilégios assegurados à administração pública. 

“Os contratos da Administração Pública são diferentes dos contratos com a administração privada. O regime jurídico é diferenciado, pois é regido pelos preceitos de Direito Público, que fazem com que os contratos administrativos possuam características particulares”, disse o auditor.

De acordo com Kilmer, aspectos relativos à vigência de contrato, aditivos e prorrogações contratuais foram as principais dúvidas dos participantes. “Ou seja, aspectos do dia a dia da Administração Pública, que abordamos de forma prática”, acrescentou Távora. 

Estão participando do evento prefeitos, vereadores, secretários e conselheiros municipais, contadores, advogados, servidores públicos, profissionais liberais e representantes de sindicatos e outras entidades da sociedade civil.

Minicurso sobre os “Aspectos Contratuais na Administração Pública” (Ascom CGE)

Lucas Rodrigues Sales, sócio de um escritório de Advocacia que presta serviços para 12 municípios no Maranhão buscou o minicurso para poder auxiliar os gestores na tomada de decisões.

“Os municípios fazem uma série de licitações e, apesar da Lei de Licitação ser simples e de bom entendimento, há necessidade de entendimento mais amplo das repercussões de cada artigo, cada parágrafo, cada inciso. O minicurso trouxe para nós uma explicação didática e prática. É dessa forma que podemos levar conhecimento para os gestores, seus assessores e para aqueles responsáveis por licitações nos municípios”, destacou o advogado ao exaltar a iniciativa de formar controladores sociais qualificados. 

“No Maranhão, não tem nenhum tipo de evento dessa natureza e com essa repercussão. São muitos gestores envolvidos, e esse evento engrandece, auxilia e só traz benefícios para a sociedade de forma geral”, acrescentou Lucas Rodrigues.

Autoria: Virgínia Santos
Tags: