26 Abril, 2017 12:21

Auditores da CGE conhecem nova ferramenta de controle de despesas

O SINCIN visa ao controle da execução orçamentária dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.

Ascom CGE
Os auditores governamentais receberam orientações sobre o uso do sistema (Ascom CGE)

 A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) lançou, neste mês, o Sistema de Controle Interno (Sincin), que visa ao controle da execução orçamentária dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Além dos servidores envolvidos na utilização da ferramenta, os auditores governamentais também receberam, nesta quarta-feira (26), orientações sobre o uso do sistema. 

O auditor governamental Alan Soares, da Gerência de Tecnologia da Informação da CGE, apresentou a ferramenta aos auditores. “Conforme o tipo de despesa, será apresentado um questionário “Check List” com perguntas referentes a diversos aspectos da despesa. De modo geral, as respostas negativas representarão algum erro ou falha a serem sanados. Ao final da análise, é gerado um relatório que conterá uma conclusão sobre o prosseguimento ou não da despesa”, explicou Soares.

O projeto piloto será, inicialmente, aplicado em sete órgãos do Estado e deve ser ampliado para todos os órgãos a partir de junho.

De acordo com Alan Soares, a ferramenta auxilia na análise dos procedimentos de despesa e assegura a observância às normas legais e regulamentares. “Além de assegurar que as normas estejam sendo cumpridas, o sistema vai permitir ao gestor uma maior segurança quanto às despesas que estão sendo realizadas no órgão, evitando sanções pelos diversos órgãos de controle. O sistema otimizará o fluxo de processos de despesas, diminuindo os desperdícios e o retrabalho. O banco de informações de todo o Estado permitirá ainda uma melhoria na tomada de decisões, otimizando a utilização dos recursos públicos”, ressaltou o auditor. 

Autoria: Virgínia Santos
Tags: