08 Junho, 2019 9:04

CGE do Piauí lidera grupo de trabalho para padronizar atuação de controle interno no país

Esse foi um dos resultados da Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Ascom CGE
Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) (Ascom CGE)

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) vai liderar um grupo de trabalho formado por diversos órgãos de controle interno do Brasil. O objetivo é padronizar a atuação dos profissionais em todo o país. O GT foi criado durante a 31ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), na quinta-feira e sexta-feira, dias 06 e 07 de junho, no Rio de Janeiro.

O controlador-geral do Estado, Márcio Souza, participou do evento e explicou que o grupo contará com representantes da Controladoria-Geral da União, Controladorias dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, além da Controladoria do Município de São Paulo.

“Trata-se de um dos objetivos estratégicos definidos em plenário pelo conselho e tem muita afinidade com iniciativas que já realizamos no Piauí com definição de perfil, conhecimentos e habilidades essenciais aos profissionais de controle interno, a exemplo do curso de formação de controladores internos, por meio do qual capacitamos e certificamos profissionais para atuarem na área", afirmou o controlador-geral.

Ele explicou que a padronização da atuação dos profissionais de controle interno no Brasil envolverá definição de metodologias, capacitação e certificação.

A padronização dessas ações está alinhada às diretrizes de atuação do Conaci, que busca a efetividade nas ações de controle. Este foi o tema da reunião técnica realizada no Rio de Janeiro. Durante os dois dias, representantes das controladorias do país estiveram reunidos para discutir assuntos a fim de contribuir com o desenvolvimento das áreas de controle no Brasil, como ações em conjunto para o fomento à integridade, fortalecimento da democracia e efetividade no controle.

A expectativa é que o Conaci atue junto às controladorias, produzindo, assim, resultados profícuos para sociedade brasileira.

Autoria: Virgínia Santos
Tags: