14 Março, 2018 17:28

Consultora alemã acompanha prestação de contas do Prosar junto à CGE

O banco doou € 5 milhões para o saneamento básico de áreas rurais atendidas pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural.

Auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) receberam, nesta quarta-feira (14), a consultora independente encarregada pelo Banco alemão KfW, Cathrin Denker. Em solo piauiense, ela acompanhou a prestação de contas do Programa de Saúde e Saneamento na Área Rural do Piauí (Prosar), em missão de controle final do Programa.

O banco doou cinco milhões de euros para o saneamento básico de áreas rurais atendidas pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), beneficiando 43 mil pessoas na macrorregião do semiárido com água tratada e sistema de esgotamento sanitário.

O Programa de Saúde e Saneamento na área Rural do Piauí (Prosar) tem por objetivo a construção e a melhoria do sistema de abastecimento de água e do esgotamento sanitário com a construção de módulos sanitários e medidas de mobilização, sensibilização e organização social na área rural do Piauí. Também faz parte do projeto a educação sanitária e ambiental das comunidades envolvidas.

Na reunião desta quarta (14), participaram o gerente de Auditoria, auditor governamental Francinelson Costa, a auditora governamental Teresinha de Jesus Oliveira; Cathrin Denker, do banco KfW; o gerente de Projetos do Prosar, Eurivan Castelo Branco e o gerente de Planejamento do Programa, José de Ribamar.

Teresinha de Jesus Oliveira acompanha a execução do programa desde o seu início, em 2007 e explica como foi a atuação da CGE junto ao Programa. “A CGE vem acompanhando o programa, apresentando um Relatório de Auditoria Anual sobre a prestação de contas e enviando para o banco alemão. Neste mês, apresentamos as prestações realizadas nos exercícios de 2016 e 2017, coincidindo com o encerramento do contrato de doação. Esta é uma ação que beneficia milhares de pessoas, famílias de baixa renda de municípios como Santa Cruz dos Milagres, Tanque do Piauí, Bom Princípio e outros que receberam investimentos na área de saneamento”, disse.

De acordo com a Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural, órgão responsável pelo Programa, mais recursos devem ser investidos em um novo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), desta vez para atender a macrorregião do meio norte do Piauí. A previsão é que se inicie em abril, beneficiando, inicialmente 4 mil pessoas.

Autoria: Virgínia Santos
Tags: