26 Abril, 2017 9:10

Estudantes de Contábeis visitam Controladoria-Geral do Estado

A experiência faz parte da disciplina Auditoria Governamental e possibilitou aos jovens conhecerem a atuação da CGE.

Alunos do 7º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio visitaram a Controladoria-Geral do Estado (CGE), nessa terça-feira (25). A experiência faz parte da disciplina Auditoria Governamental e possibilitou aos jovens conhecerem a atuação da Controladoria.

Os estudantes ouviram do auditor governamental Antônio Filho, os resultados da atuação do controle interno no Poder Executivo estadual, exemplificando em números das economias consolidadas e destacando os principais feitos e progressos dos últimos anos.

Antonio Filho, auditor da Controladoria e também professor da Disciplina Auditoria Governamental, relata o avanço e importância da visita técnica em proveito não só do aprendizado, mas principalmente o reforço positivo da formação profissional desse novo cidadão acadêmico. “Ao ver in loco os resultados conquistados pelo órgão, o aluno realmente crê que as premissas e lições adquiridas realmente estão ocorrendo e que as melhorias e inovações serão aprimoradas por meio das experiências desses jovens na atividade rotineira deles não somente enquanto estudantes, e sim como propagação dos valores éticos da futura profissão”, destacou Filho.

Ocinilton Coelho, coordenador do curso de Contábeis da Estácio, incentiva atividades laborais e práticas acadêmicas, principalmente para que os alunos conheçam a realidade dos trabalhos que eles conhecem, na maioria das vezes, apenas na teoria adquirida em sala de aula. 

“Estamos começando um trabalho de conhecer esse lado do controle interno, começando por essa visita técnica ao ambiente onde se controla. A partir daí, existe um interesse de recebermos os auditores na própria faculdade para ministrarem vários treinamentos na área de controle interno. Essa experiência é tudo, pois eles já têm três disciplinas com mais de 200 horas de aulas sobre a administração pública; e trazer esse contato com a instituição é fundamental para o aluno que está no penúltimo período do curso, prestes a ir para o mercado de trabalho”, afirmou Ocinilton.

Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a CGE está de portas abertas para iniciativas que ampliem o conhecimento dos piauienses. “É com muita felicidade que recebemos esses estudantes, pois eles são nosso público-alvo, são os formadores de opinião. A Controladoria está de braços abertos para levar conhecimento, uma vez que temos profissionais com expertise nas mais variadas áreas de atuação da CGE”, ressaltou Bernardes.

Autoria: Virgínia Santos
Tags: