30 Novembro, 2017 12:32

Audiência discute Plano Nacional de Juventude

O evento foi realizado em Fortaleza e teve a participação do coordenador da Juventude do Piauí.

Ascom Cojuv
Audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Ascom Cojuv)

Nesta semana, foi realizada uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Ceará, para discutir o Plano Nacional de Juventude, já que uma nova proposta deve ser feita no ano que vem na Câmara dos Deputados. O coordenador estadual de Juventude do Estado, Vicente Gomes, e o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Venício Moura, estiveram presentes à discussão. A gestora de juventude do Pernambuco, Adriana Luz, e gestores da pauta de vários municípios do Ceará também marcaram presença.

A audiência foi convocada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e é apenas uma dentre várias que estão sendo realizadas nas regiões do país para colher informações de modo a reestruturar o plano. A principal reivindicação é um Fundo Nacional de Juventude. O debate incluiu também pautas como o Estatuto da Juventude e a efetivação das políticas públicas previstas em lei.

“Como previsto em lei, o Plano Nacional de Juventude tem de ser revisto a cada dez anos. Então, esse debate foi no intuito de apresentarmos uma proposta em 2018 na Câmara. Queremos uma proposta mais ousada e nossa principal reivindicação é a criação de um Fundo Nacional de Juventude para que possamos executar políticas públicas que não sejam apenas via editais, por meio de concorrência”, disse Gomes.

Além da audiência, Vicente também discutiu meios de combater ao extermínio da juventude com o Comitê Cearense para a Prevenção de Homicídios na Adolescência, que elaborou um estudo sobre os contextos e as formas de prevenir a morte violenta de jovens. “Queremos replicar esses modos de prevenção e pretendemos agendar algumas conversas com a Assembleia daqui que é uma casa de discussão desses problemas e com o Governo do Estado para que também possamos construir um estudo como esse”, disse o gestor.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: