09 Setembro, 2019 12:42

Cefti Raldir Cavalcante recebe Caravana Juventude Ativa nesta terça (10)

Escola terá dia com oficinas e bate-papos.

O Cefti Raldir Cavalcante recebe, nesta terça-feira (10), o projeto Caravana Juventude Ativa durante todo o dia. Os alunos da escola participarão de 17 atividades, entre oficinas e bate-papos, cujo intuito é trazer cultura, diversidade e discussões próprias do universo juvenil.

A programação inclui a cerimônia de abertura no início da manhã. Após o lanche, às 9h30, terão início os trabalhos com oficinas de dança popular, de design de sobrancelha, de xadrez, de grafite, de iniciação teatral, de maquiagem, de penteado afro, de percussão e de rima e poesia.

Paralelamente, ocorrem os bate-papos com os temas de prevenção ao uso de drogas, de valorização da vida, de violência contra as mulheres, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre autonomia, direitos e participação das mulheres. Além disso, haverá uma sessão de cinema com a exibição do filme “Juno” e posterior debate sobre gravidez na adolescência.

“Nessa atividade trazemos uma oficina nova que é o xadrez. Queremos proporcionar aos alunos um espaço em que eles possam aprender a jogar o xadrez, tendo em vista que é uma atividade esportiva que estimula a concentração, memorização e, ao mesmo tempo, a construir estratégias para a tomada de decisões”, ressaltou a diretora.

Às 14h, após o almoço, haverá um momento de culminância com a socialização dos trabalhos. O objetivo é que os participantes das oficinas e dos bate-papos apresentem um produto de cada atividade para o corpo discente da escola.

Esta é a segunda de nove atividades programadas para este semestre do projeto Caravana Juventude Ativa em Teresina. O projeto é coordenado pela Diretoria de Políticas Sociais da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (Cojuv).

O Cefti Raldir Cavalcante já recebeu vários prêmios e, em 2009, passou a ser uma escola de tempo integral. Dentre os vários projetos da escola, há ações voltadas para o estímulo à arte e também de prevenção ao suicídio. “Nosso objetivo é justamente as escolas de tempo integral porque realizamos uma atividade durante o dia todo, uma atividade que é preventiva e cuja intenção é fortalecer esses projetos que já existem na escola”, disse a diretora de Políticas Sociais, Ianara Evangelista.

Programação:

08h às 09h – Abertura Institucional (Fala de saudação)

09h às 09h30 – Lanche

09h30 às 12h – Realização das Oficinas e Bate-Papo

12h às 14h – Almoço

14h às 16h – Socialização das Oficinas e Bate-Papo de Prevenção

16h00 - Encerramento

Autoria: Cássia Sousa
Tags: