20 Maio, 2017 13:00

Cojuv lança Identidade Jovem em São João da Canabrava e Jacobina

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira (19)

Cássia Sousa
coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, explicou como funciona o programa (Cássia Sousa)

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) apresentou o programa Identidade Jovem (ID Jovem) a mais dois municípios nesta sexta-feira (19): São João da Canabrava, no Vale do Guaribas, e Jacobina do Piauí, no Vale do Itaim. Em ambos os eventos estiveram presentes autoridades dos municípios, lideranças juvenis e jovens da comunidade que vieram para conhecer e tirar dúvidas sobre os principais aspectos do programa diretamente com a equipe da Cojuv.

A Caravana ID Jovem irá percorrer todos os territórios do Piauí levando capacitação aos gestores e informação aos usuários sobre o programa. Em São João da Canabrava, a estimativa é de que 734 jovens, o que representa um terço da população, seja constituída por jovens que estão aptos a acessar o programa. Ou seja, pessoas com idade entre 15 e 29 anos e que pertencem a famílias cuja renda seja de até dois salários mínimos.

“Há cerca de 30 comunidades rurais no municípios e muitos jovens de baixa renda. Por isso fizemos esse diálogo com a Cojuv para mostrar o programa para o município”, disse Elizânia Bezerra Veloso, representante da gestão municipal da Educação e da Pastoral da Juventude.

Ela explica que o acesso à Educação até o Ensino Médio é garantido a todos da comunidade, mas o acesso à Cultura ainda é dificultoso. Elizânia diz que boa parte das atividades lúdicas e culturais do municípios são organizadas pelos próprios jovens de forma voluntária e colaborativa. “Com o programa, além do acesso à cultura, há também a mobilidade: os jovens da cidade até conseguem viajar com mais facilidade, mas os da zona rural geralmente ficam por lá mesmo”, afirmou.

Em Jacobina, município de porte populacional semelhante a São João da Canabrava, a população é majoritariamente de baixa renda, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Rejane Rodrigues. São cerca de 977 jovens aptos a acessar o ID Jovem na cidade.

“Em Jacobina, 90% das famílias são de baixa renda. Logo, há muitos jovens por aqui que podem usar o ID Jovem. Não temos muitas opções culturais na cidade. Quando o jovem quer ir a alguma festa, ele geralmente vai a outra cidade da região”, disse a secretária.

Para Rejane, os jovens da cidade se sentem mais valorizados com a existência do programa. “E também a percepção de que há políticas públicas voltadas para eles em específico. Isso irá possibilitar o crescimento intelectual deles. Assim como as viagens de graça pelo ID Jovem permitirão que conheçam novas realidades e culturas”, disse.

“Tanto o encontro em São João da Canabrava como o de Jacobina foram possíveis pela articulação com os gestores que participaram do Fórum de Gestores Municipais da Juventude no mês passado, realizado pela Cojuv. Esse diálogo entre Estado e Municípios é essencial para que possamos construir políticas de juventude que cheguem de fato na ponta que é o nosso público-alvo: o jovem”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: