10 Março, 2017 9:29

Cojuv lança programa Identidade Jovem no próximo mês

Ascom Cojuv
Coordenador estadual da Juventude (Ascom Cojuv)

Nos dias 24 e 25 de abril, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) realiza o Fórum Estadual de Gestores Municipais da Juventude. A principal pauta do evento é o lançamento do programa Identidade Jovem (ID Jovem) e, durante os dois dias do evento, secretários, coordenadores e demais gestores e representantes de juventude dos municípios piauienses receberão capacitação para implementação do programa em seus respectivos municípios. O programa é do governo federal e executado pela Secretaria Nacional de Juventude.

A Cojuv também fará uma apresentação de seus projetos e o Conselho Estadual de Juventude dará orientações aos gestores para a criação e reativação dos conselhos municipais de juventude.

“Iremos discutir a forma como as políticas públicas estão sendo executadas nos municípios e as contribuições da Cojuv nas ações que realiza em parceria com os municípios. A intenção é que criemos uma rede para o fortalecimento dessas políticas em nível de estado e de município. Além disso, discutiremos sobre o Estatuto da Juventude e outras questões que precisam ser regulamentadas como o Sistema Nacional de Juventude”, disse o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Como o Piauí tem 224 municípios, a estimativa é que um número semelhante de participantes seja esperado para o evento, entre secretários, coordenadores, diretores ou assessores de Juventude. No momento, a Cojuv mobiliza os municípios e órgãos que atuem na fiscalização do programa Identidade Jovem, como é o caso do Procon e do Ministério Público.

Programa Identidade Jovem

O ID Jovem é um programa de iniciativa do governo federal e consiste na emissão de um documento que garantirá aos jovens a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto nos transportes coletivos interestaduais. 

Os critérios para receber o benefício são ter entre 15 e 29 anos, estar inscrito no Cadastro Único do governo federal, manter esse cadastro atualizado, ter renda familiar de até dois salários mínimos e saber o Número de Identificação Social (NIS).

No Piauí, mais de 400 mil jovens enquadram-se nos critérios para ter acesso ao benefício.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: