16 Dezembro, 2017 10:37

Cojuv realiza ações em seis municípios do sul do Piauí

Durante a última semana, a Coordenadoria ofereceu informações sobre o ID Jovem, conselhos de juventude e construiu uma agenda para 2018

Cássia Sousa
Comunidade de Pajeú do Piauí recebe a Cojuv (Cássia Sousa)

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) encerra programação 2017 com a realização de ações nos municípios de Porto Alegre do Piauí, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, Pajeú do Piauí, Rio Grande do Piauí e Ribeira do Piauí durante esta semana. Dentre as necessidades atendidas estavam a capacitação para criação e gestão dos Conselhos Municipais de Juventude, orientações para a construção dos planos municipais de juventude e informações sobre programa Identidade Jovem, além da construção de agenda para o ano que vem no interior do estado.

“São todos municípios de pequeno e médio porte com demandas muito específicas. Às vezes, pode parecer mais prático levar esse tipo de ação a municípios maiores, esperando que a informação chegue aos da microrregião. Isso é um engano. Nem sempre chega e também nos deparamos com realidades mais particulares de pequenos municípios: em Rio Grande do Piauí, por exemplo, não há rodoviária ou estandes de empresas de ônibus, um fator dificultador do acesso à passagem interestadual gratuita pelo ID Jovem porque o jovem tem de se dirigir a outra cidade para acessar o benefício. Ou seja, é algo para pensarmos em propostas que solucionem esse tipo de situação”, explicou o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes.

Em Porto Alegre do Piauí, município com cerca de 2.500 habitantes quase na divisa com o Maranhão, o Conselho Municipal da Juventude já está constituído e atuante, mas ainda não há um gestor da pasta na administração pública, o que dificulta o acesso a recursos via editais. Durante diálogo entre o Gomes e os conselheiros, também foram levantadas algumas pautas como contexto escolar da juventude local, uso de bebidas e saúde mental da população jovem.

Desde abril, a Cojuv realiza a Caravana ID Jovem no Piauí para divulgar o programa a jovens de baixa renda do estado. A Coordenadoria percorreu cerca de 60 municípios ao longo do ano.

O programa ID Jovem tem abrangência nacional e dá benefícios como passagem interestadual gratuita ou com desconto, meia-entrada em eventos esportivos e culturais, gratuidade na taxa de concursos públicos e na emissão da carteira estudantil a jovens entre 15 e 29 anos que tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: