08 Outubro, 2019 13:32

Cojuv realizará Caravana Juventude Ativa no mês de novembro

Atividades abrangem municípios de Parnaíba, Luís Correia e Ilha Grande.

Cássia Sousa
A equipe da Cojuv com os monitores de atividade realizada no Ceti Portal da Esperança (Cássia Sousa)

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) planeja uma grande ação pelo projeto Caravana Juventude Ativa a ser realizada no litoral do estado no fim de novembro. Nesta semana, uma equipe da Coordenadoria viaja aos municípios de Parnaíba, Luís Correia e Ilha Grande, para se reunir com gestores locais e definir as escolas e as atividades adequadas a cada instituição de ensino.

Na quinta-feira (10), representantes da Cojuv encontram-se com uma equipe da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), em Parnaíba. No dia 11, a reunião é em Ilha Grande, pela manhã e, à tarde, em Luís Correia. No sábado (12), há um diálogo com movimentos sociais parnaibanos, desde coletivos culturais e de dança a organizações de juventude ligadas a igrejas, sendo o objetivo construir parcerias para a execução das atividades.

A ação está planejada para ocorrer durante a semana de 25 a 30 de novembro. Na segunda (25), o projeto Caravana ocorre em Ilha Grande. Nos dias 26 e 27, as atividades são no município de Luís Correia. Ainda no dia 27, começa a programação de Parnaíba que se estende até o sábado (30), sendo a culminância um torneio esportivo. Na sexta-feira (29), a Cojuv realiza uma batalha de breaking e uma caminhada.

Uma das escolas já definidas para receber o projeto é o Liceu Parnaibano. “Temos alguns critérios para a escolha das escolas: o primeiro é que sejam de ensino médio por causa da faixa etária atendida pela Cojuv que são jovens com idade entre 15 e 29 anos; o segundo é que estas escolas tenham mais de 100 alunos, pois queremos atender o maior número de jovens; e o terceiro é priorizar as instituições que tenham maior necessidade de assistência. Contudo, sempre esperamos e estimulamos a participação de estudantes atendidos em nossas ações”, disse a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Ianara Evangelista.

O projeto Caravana Juventude Ativa é uma ação da Cojuv que busca atender jovens com idade entre 15 e 29 anos, com o objetivo de oferecer atividades preventivas, culturais, esportivas, educativas e de lazer, observando as necessidades específicas de escolas e comunidades.

O diferencial do projeto é o envolvimento da comunidade escolar: as atividades são definidas em diálogo com a administração da escola e o grêmio estudantil e, além disso, um grupo de estudantes participa da organização da atividade exercendo a função de monitores das oficinas e dos bate-papos.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: