24 Agosto, 2017 11:34

Fida prevê aditivo ao Programa Viva o Semiárido para beneficiar jovens piauienses

Representantes da Cojuv reuniram-se com consultora do fundo para firmar parceria.

Representantes da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) reuniu-se, nessa quarta-feira (23), com a consultora do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Rodica Weitzman, para acordar um maior envolvimento do órgão no Programa Viva o Semiárido. Um dos pontos discutidos na reunião é um aditivo para a continuidade do Viva o Semiárido no Piauí, dinheiro a ser investido dando ênfase ao público jovem.

O programa, que tem como gestor principal no estado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), elege como um dos beneficiários os jovens .Além da SDR, também atuam na execução do programa o Emater, a Setre e a Seduc. A Cojuv, que atua na articulação de políticas públicas para a juventude, deverá se alinhar à Setre e à Seduc por afinidade na execução dessas políticas, já que as duas secretarias são executoras de políticas para jovens.

“Conversamos com a consultora Rodica Weitzman e apresentamos algumas ações que a Cojuv tem desenvolvido naquela região como o fomento à criação dos comitês de juventude, dentro da política territorial, a aproximação que temos feito com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). O que deliberamos é que a coordenadoria possa ter uma aproximação maior com os órgãos executores do programa”, disse o gerente de Políticas para Meio Rural, Messias Nassau.

O programa Viva o Semiárido visa ao desenvolvimento da região do Semiárido piauiense que abrange cinco territórios (Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Vale do Itaim e Serra da Capivara) e tem como beneficiários jovens, mulheres e quilombolas.

Participaram também da reunião o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, e o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Venício Moura.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: