31 Outubro, 2017 8:32

Governador se reúne com gestores de juventude

Wellington pediu que gestores municipais apresentassem projetos até novembro.

Jorge Bastos
Wellington recebe representantes do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Juventude (Jorge Bastos)

O primeiro dia do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude (Fegjuv/PI), essa segunda-feira (30), foi encerrado com uma reunião entre os gestores e conselheiros municipais de juventude e o governador Wellington Dias. Nesta terça-feira (31), a programação inclui uma oficina de captação de recursos realizada por técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e os encaminhamentos internos do fórum.

Na reunião dessa segunda (30), o governador pediu aos gestores que elaborassem um projeto e elencassem as principais demandas de cada município a serem apresentadas até o final de novembro. “Estou feliz que já temos 35 municípios que organizaram dentro da sua estrutura uma área específica para cuidar dos temas, dos desafios e das demandas da juventude. Determinei aqui com a Cojuv que possamos ter primeiro uma parceria no sentido de ajudar a estruturação, para dar condições de se construir uma rede, espalhada em várias regiões. Pedi que cada município apresentasse um projeto para que possamos vencer as burocracias ainda este ano e em 2018 já possamos implementar algo”, disse Wellington.

O coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, ressaltou a importância dessa aliança porque a “política de juventude ainda é muito recente. Com o fórum, nosso intuito é justamente criar essas parcerias e fortalecer a política de juventude”.

Na parte da manhã, houve um painel sobre o programa Identidade Jovem (ID Jovem) em que os gestores expuseram as experiências locais com a implementação do projeto e em que foram dadas sugestões para resolver impasses. Também houve um debate sobre a constituição dos conselhos municipais de juventude e formas alternativas para captação de recursos.

O presidente do Conselho Estadual de Juventude, Venício Moura, afirmou que em momentos de crise é preciso considerar também a possibilidade de participar de editais da iniciativa privada e citou algumas instituições que hoje têm projetos bem sucedidos em parceria com o Governo do Estado. “Estamos tendo bons resultados com o projeto Jovem de Futuro, um projeto do Instituto Unibanco, em parceria com a Seduc”, disse Moura.

Autoria: Cássia Sousa

Tags: