26 Setembro, 2017 11:07

Piauí já emitiu 5.564 cartões ID Jovem

De abril até setembro, a Cojuv já divulgou o programa em 25 municípios.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), já foram emitidos 5.564 cartões ID Jovem no Piauí. Responsável pela divulgação e fiscalização do programa, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) tem como meta chegar a 20 mil emissões até o fim do ano, que representa 5% do número de beneficiários do programa no estado.

O lançamento do programa em Teresina ocorreu em abril e, desde então, a Cojuv tem divulgado o projeto, por meio da Caravana ID Jovem, no interior do estado. A equipe da Cojuv já visitou 25 municípios, esclarecendo os principais aspectos do programa.

O Identidade Jovem é um programa voltado para jovens de baixa renda que dá passagens gratuitas ou meia-passagens em ônibus interestaduais nas linhas convencionais, meia-entrada em shows, eventos esportivos, cinemas e teatro e gratuidade na emissão da carteira estudantil. Mais recentemente, foi aprovado um novo benefício que é a isenção na taxa de inscrição em concursos públicos.

Para ter acesso ao benefício, é preciso ter idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e ter o Número de Identificação Social (NIS). Para gerar o NIS ou atualizar os dados cadastrais, basta ir ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.

Além disso, a coordenadoria oferece orientações para a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Juventude e sobre o Estatuto da Juventude.

“O Estatuto da Juventude tem apenas 4 anos de existência. Ou seja, em relação a outros como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, ainda é desconhecido por muitas pessoas, especialmente por aqueles a quem mais interessa: os jovens. Essa legislação estabelece o jovem enquanto sujeito de direito e é um instrumento legal para legitimar o orçamento voltado para este público”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

O gestor explica que a existência dos conselhos e de um fundo municipal para a juventude facilita a captação de recursos. “Alguns editais são válidos somente para o município que tiver conselho”, exemplifica o coordenador.

Autoria: Cássia Sousa
Tags: