Coordenadoria da Mulher realiza capacitação "Quem Ama Abraça Fazendo Escola"
Atividade acontece nesta sexta-feira (18), em Teresina.
A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI), por meio do Centro de Referência Para as Mulheres Vítimas de Violência “Francisca Trindade” (CRM), e em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, fará uma capacitação sobre a Campanha “Quem Ama Abraça Fazendo Escola”, na manhã desta sexta-feira (18), no Centro de Formação Odilon Nunes, em Teresina.
Segundo a coordenadora estadual de políticas para mulheres, Haldaci Regina, a ação faz parte da agenda em alusão aos 11 anos da Lei Maria da Penha ( Lei nº 11.340/2006) elaborada para este mês de agosto.
A atividade será desenvolvida com 35 pedagogas e pedagogos das escolas da capital para que possam trabalhar o projeto “Quem Ama Abraça Fazendo Escola” nas suas respectivas unidades de ensino.
“Esse projeto trata sobre violência doméstica com um material informativo voltado para crianças e adolescentes. Temos cartilhas e gibis de caráter educativo e preventivo e de fácil manuseio não só para as educadoras e educadores, mas como também para as crianças e adolescentes. Consideramos de extrema importância se trabalhar essa questão dentro das escolas como uma forma de alertar para a existência desses crimes, e, principalmente evitar que ocorram”, disse Haldaci.
Na campanha, são disponibilizados recursos audiovisuais, além de material didático para toda a comunidade escolar.
Campanha
O “Quem Ama Abraça Fazendo Escola” é uma campanha educativa sobre a violência doméstica, de iniciativa da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh). O tema é debatido nas unidades escolares devido ao impacto da violência doméstica e familiar, sobretudo a exercida contra a mulher, no desenvolvimento das crianças, a qual prejudica o rendimento escolar desses alunos e alunas que podem sofrer sequelas físicas e psicológicas. A campanha traz a discursão a respeito da reprodução e promoção da cultura da violência e sobre o empoderamento da mulher.