27 Junho, 2017 13:14

Coordenadoria promove I Encontro Estadual de Gestoras dos Organismos de Políticas para as Mulheres

O evento será nos dias 29 e 30 de junho.

Divulgação
Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres do Piauí (Divulgação)

O I Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Organismos de Políticas para as Mulheres do Piauí (OPM) será nos dias 29 e 30 de junho, no Diferencial Buffet, em Teresina. O evento é promovido pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI) e vai reunir ainda prefeitos de várias cidades piauienses, além de contar com a presença da secretária nacional de Relações Institucionais e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Ericka Fillippelli.

Os Organismos de Políticas para as Mulheres são órgãos executores da gestão de políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a igualdade e incorporar as mulheres como sujeitos políticos. O OPM deve considerar as demandas sociais e políticas das mulheres nas mais variadas áreas, tais como: Educação, Trabalho, Saúde, Enfrentamento à Violência, Participação Política, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, sempre respeitando a diversidade das mulheres.

Segundo a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, Haldaci Regina, os convidados vão debater sobre os avanços e desafios na implementação de políticas para as mulheres. “Nós vamos contar com a participação de representante da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Teresina e também com da secretaria da cidade de Caxias, no Maranhão. As gestoras desses OPMs vão relatar as experiências dos órgãos no tocante à implementação e articulação dessas políticas para que sirvam de modelo para os OPMs já existentes e também para sensibilizar os municípios que demonstram interesse em criar algum órgão que seja para tratar sobre políticas para as mulheres. Após esse primeiro encontro, o objetivo será criar o I Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para as Mulheres para fortalecermos os trabalhos”, destacou Haldaci.

Haverá também palestras sobre o Projeto Liderança de Meninas, realizado pela Plan International, sobre a Rede de Enfrentamento/Atendimento à Violência contra as Mulheres, e a respeito do Papel Político do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres. “Teremos representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Saúde, da Educação, da Segurança, do CRM Francisca Trindade e da Casa Abrigo que compõem a rede de atendimento e enfrentamento à violência contra as mulheres. E também de representantes do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres, bem como da Plan International”, pontuou a coordenadora.

Na ocasião, algumas mulheres do ramo do artesanato vão expor trabalhos. “Queremos valorizar os produtos feitos por essas mulheres e provocar a questão da autonomia feminina”, destacou Regina.

As gestoras dos Organismos de Políticas para as Mulheres vão receber material informativo para desenvolverem ações nas respectivas cidades de atuação. O evento inicia às 14h para credenciamento dos convidados e segue até as 17h do dia 29. No dia 30, as atividades começam às 8h e encerram às 17h30.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Autoria: Renayra de Sá
Tags: